Esta semana o site do TJDFT ficou dias fora do ar, após a detecção de uma atividade suspeita no acesso ao datacenter do tribunal. O ocorrido foi no dia 31 de julho.
De acordo com o TJDFT, o site e sistemas do tribunal foram desligados por motivos de segurança. Mas, nesta sexta-feira, 5, o site já voltou a funcionar normalmente.
“O sistema vem operando normalmente e com elevados níveis de segurança. Todos os dados estão sendo armazenados, sem prejuízos à integridade do sistema”, informou o TJDFT em nota publicada em seu site.
Na última terça-feira, 2, o TJDFT informou que estava sendo realizado em conjunto com especialistas em cibersegurança da Microsoft e do Tribunal para contenção da ação dos invasores a fim de preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados.
O tribunal ainda reforçou, na ocasião, que os sistemas seriam restabelecidos tão logo haja segurança no ambiente tecnológico.

Base de dados dos sistemas do TJDFT não foi comprometida
Ainda segundo o tribunal, não houve comprometimento à base de dados. Ainda assim, o restabelecimento do sistema está sendo realizado de forma gradual e com um rigoroso nível de segurança.
O expediente no tribunal se manteve suspenso até a última quinta-feira, 4. Durante a suspensão, o TJDFT funcionou em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA). Dessa forma, somente medidas consideradas urgentes foram encaminhadas ao setor. Os demais casos foram analisados a partir do restabelecimento dos sistemas pela unidade competente.
Esta não é a primeira vez que um órgão governamental tem problemas após um ataque hacker. Recentemente, o TRF3 e o Ministério da Saúde também enfrentaram problemas após ciberataques em seus sistemas.
Inclusive, milhares de brasileiros ficaram sem acesso às suas informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no fim do ano passado por conta do ataque ao Ministério da Saúde.
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)