Especialistas da Microsoft fazem análise técnica no site do TJDFT após ataque hacker
Ataque Hacker ou Serviço fora do ar Utilitários

Site do TJDFT volta a funcionar depois de dias de suspensão de atividades. Veja

Site do tribunal ficou fora do ar desde o início da semana

1 Minutos de Leitura

Esta semana o site do TJDFT ficou dias fora do ar, após a detecção de uma atividade suspeita no acesso ao datacenter do tribunal. O ocorrido foi no dia 31 de julho.

De acordo com o TJDFT, o site e sistemas do tribunal foram desligados por motivos de segurança. Mas, nesta sexta-feira, 5, o site já voltou a funcionar normalmente.

“O sistema vem operando normalmente e com elevados níveis de segurança. Todos os dados estão sendo armazenados, sem prejuízos à integridade do sistema”, informou o TJDFT em nota publicada em seu site.

Na última terça-feira, 2, o TJDFT informou que estava sendo realizado em conjunto com especialistas em cibersegurança da Microsoft e do Tribunal para contenção da ação dos invasores a fim de preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados.

O tribunal ainda reforçou, na ocasião, que os sistemas seriam restabelecidos tão logo haja segurança no ambiente tecnológico.

TJDFT mantém suspensão de atividades até a próxima quinta-feira, 4. Entenda
TJDFT detectou atividade suspeita no acesso ao datacenter do tribunal (Foto: Divulgação)

Base de dados dos sistemas do TJDFT não foi comprometida

Ainda segundo o tribunal, não houve comprometimento à base de dados. Ainda assim, o restabelecimento do sistema está sendo realizado de forma gradual e com um rigoroso nível de segurança.

O expediente no tribunal se manteve suspenso até a última quinta-feira, 4. Durante a suspensão, o TJDFT funcionou em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA). Dessa forma, somente medidas consideradas urgentes foram encaminhadas ao setor. Os demais casos foram analisados a partir do restabelecimento dos sistemas pela unidade competente.

Esta não é a primeira vez que um órgão governamental tem problemas após um ataque hacker. Recentemente, o TRF3 e o Ministério da Saúde também enfrentaram problemas após ciberataques em seus sistemas.

Inclusive, milhares de brasileiros ficaram sem acesso às suas informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no fim do ano passado por conta do ataque ao Ministério da Saúde.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias