iPhones terão atualização para 5G Standalone até setembro. Entenda
Internet 5G

iPhones terão atualização para 5G Standalone até setembro. Entenda

No início da semana, o ministro viajou com uma comitiva brasileira à sede da Apple nos EUA, para tratar do 5G standalone

2 Minutos de Leitura

Na última quarta-feira (3), o ministro Fábio Faria informou através de seu Twitter que os iPhones deverão receber acesso às redes 5G SA (standalone) no Brasil até setembro deste ano. Vale ressaltar que no início da semana, ele viajou com uma comitiva brasileira à sede da Apple em Palo Alto, nos EUA, para tratar do assunto.

“Terminamos o dia aqui hoje na Apple, eu e o time do Ministério das Comunicações e com o presidente da Anatel. Viemos tratar com eles um assunto principal para nós, que é a atualização do iPhone para os clientes brasileiros em relação ao 5G Standalone”, afirmou o ministro em vídeo.

“Nós pedimos que até o mês de setembro fossem feitas essas atualizações. Eles estão em contato com os engenheiros do Brasil acompanhando os testes e vão ficar nos reportando semanalmente”, completou Faria.

5G standalone

O 5G SA nada mais é do que uma versão da quinta geração de internet que é considerada a versão “pura” da tecnologia. Dessa forma, o 5G SA utiliza a faixa de 3,5 GHz e entre os seus principais benefícios estão as altas taxas de download e upload, atingindo até 1 Gbps, além da baixa latência na conexão.

Atualmente, a Apple oferece alguns modelos compatíveis com o 5G como o iPhone 12 e iPhone 13, além do iPhone SE de 3ª geração. Entretanto, por uma limitação de software, os aparelhos só utilizam o 5G NSA (non-standalone). Isso porque, eles possuem uma taxa de latência maior em relação ao 5G SA.

Conexão 5G chega à capital paulista

Mais uma cidade já está apta a receber a conexão 5G. Agora é a vez das prestadoras de São Paulo ativarem as estações com a faixa 3,5 GHz de 5G, a partir desta quinta-feira, 4.

Até a última terça-feira, 2 de agosto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia recebido 1.378 pedidos de licenciamento. O número é quase o triplo de antenas previstas para instalação no município este ano.

De acordo com as regras do edital, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações ativadas até o dia 29 de setembro.

A maior concentração de antenas está no Centro Histórico da cidade de São Paulo, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Em contrapartida, os bairros da Aclimação, Mooca e Brás são os que terão menos cobertura, ao menos no início do processo.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias