Quer saber como ativar o 5G no seu celular? Confira o passo a passo
Internet 5G

Quer saber como ativar o 5G no seu celular? Confira o passo a passo

A capital paulistana já está desfrutando de alta velocidade de navegação

2 Minutos de Leitura

Na última quinta-feira (4), o sinal 5G finalmente estreou em SP e qualquer usuário já pode ativar a quinta geração de internet no seu celular. 

Isso porque, depois de receber o aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) na terça-feira, a cidade agora conta com a frequência de 3,5 GHz da nova geração de internet móvel, que promete revolucionar a indústria, a agricultura e as cidades.

Dessa forma, a capital paulistana já está desfrutando de alta velocidade de navegação, uma vez que testes apontam uma velocidade de download 5G já variava entre 300 e 400 Mbps (megabits por segundo). Em suma, das companhias de comunicação e telefonia móvel, somente a TIM confirmou a ativação.

Portnato, confira a seguir como ativar 5G no seu celular e passe a navegar no melhor sinal de internet.

Depois de Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre já podem ativar conexão 5G

Como ativar o 5G no Android

  • Acesse “Configurações”;
  • Toque em “Rede e Internet”;
  • Selecione “Chips”;
  • Toque em “Tipo de Rede Preferencial”;
  • Marque a conexão de internet 5G.

Como ativar o 5G no iOS

  • Abra o app Ajustes;
  • Toque em “Celular”;
  • Selecione “Opções de Dados Celulares”;
  • Entre em “Voz e Dados”;
  • Escolha a opção “5G Ativado” ou “5G Automático”.

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre já podem ativar 5G

Os consumidores de Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB e Porto Alegre/RS terão acesso ao 5G standalone a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de julho. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz (conhecida como faixa de 3,5 GHz) para essas capitais.

Com a decisão do Gaispi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai emitir os boletos para pagamento das taxas de instalação das antenas de 5G na faixa de 3,5 GHz nessas três capitais. Portanto, após a confirmação do pagamento pelas prestadoras da telefonia móvel, as empresas podem iniciar as operações na faixa em 3,5 GHz, o que deve acontecer já a partir de sexta-feira.

Conexão 5G antecipada

A utilização da tecnologia 5G, conforme autorizado pelo Gaispi, permite a plena aplicação das potencialidades da tecnologia, com altas velocidades de download e de upload.

Vale lembrar que os novos sinais 5G podem melhorar diversos aspectos da razão, possibilitando o aumento de novas tecnologias, como por exemplo, uma ampliação dos usos de Inteligências Artificiais e o desenvolvimento do mercado da Internet das coisas.

Em suma, o início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades. O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias