Cursos de TecnologiaDicas de Cursos Gratuitos

Programadores Cariocas: programa oferece 1,2 mil bolsas em cursos de TI. Confira

Inscrições ficam abertas até o dia 24 de julho, no site do programa

2 Minutos de Leitura

Moradores do Rio de Janeiro que têm interesse em programação, devem ficar atentos a esta novidade: estão abertas as inscrições do Programadores Cariocas, que oferece bolsas para cursos de TI.

A iniciativa da Prefeitura do Rio é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). O objetivo é qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social na área de programação.

Dessa forma, os cursos são destinados a jovens que estudaram em escolas públicas ou é refugiado.

Oi tem vagas de estágio aberta na área tech. Veja como participar
Programa visa a aumentar a empregabilidade de jovens cariocas na área de tecnologia (Foto: Pixabay)

A oferta é de 1,2 mil bolsas, sendo 200 integrais e 1 mil parciais. No caso das bolsas parciais, o estudante só começa a pagar quando estiver empregado na área de tecnologia, com ganhos superiores a R$2.200.

Será calculado um percentual de pagamento, que não deve exceder 18%. Se em até cinco anos o estudante não conseguir um emprego, a SMDEIS assumirá o custo.

A meta da prefeitura é formar 5 mil profissionais nos próximos três anos, sendo 850 com bolsa integral.

Os alunos matriculados ainda têm direito a um auxílio financeiro de R$500 por mês e um computador ao concluírem o curso. A formação será presencial e terá duração de seis meses.

Programadores Cariocas terá aulas presenciais em oito polos na cidade do Rio de Janeiro

Para concorrer a uma bolsa, é preciso ser residente da cidade do Rio de Janeiro e ter idade entre 17 e 29 anos. Além disso, o jovem deve ter cursado o ensino médio completo em uma rede pública de ensino.

Por fim, os interessados devem comprovar que estão em situação de vulnerabilidade social, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Social calculado pelo Instituto Pereira Passos (IPP).

Os refugiados não precisam ter estudado em escola pública, nem se enquadrar no IDS.

Além da inscrição, no site do programa, os candidatos deverão preencher um questionário socioeconômico e fazer uma prova objetiva online, de caráter eliminatório. As inscrições ficam abertas até o dia 24 de julho.

As aulas do Programadores Cariocas têm previsão de início em agosto. Serão oito polos presenciais : três na Zona Norte, três na Zona Sul, um na região de Barra/Jacarepaguá e outro entre o Centro e a Zona Sul.

Gostou da dica? Compartilha com os amigos para que este conteúdo chegue a mais pessoas!


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias