Nasa pretende trazer amostras de marte à Terra em 2033. Saiba mais
Ciência

Nasa pretende trazer amostras de marte à Terra em 2033. Saiba mais

A primeira etapa da Campanha de Devolução de Amostras da Mars já está em andamento

1 Minutos de Leitura

A NASA anunciou que concluiu sua revisão dos requisitos do sistema para seu Programa de Retorno de a Amostras de Marte, que está quase completando a fase de projeto conceitual. Durante esta fase, a equipe do programa avaliou e refinou a arquitetura para devolver as amostras cientificamente selecionadas, que estão atualmente em processo de coleta pelo rover Perseverance da NASA na Cratera Jezero do Planeta Vermelho.

A arquitetura da campanha, que inclui contribuições da Agência Espacial Européia (ESA), deverá reduzir a complexidade de futuras missões e aumentar a probabilidade de sucesso.

“A fase de projeto conceitual é quando todas as facetas de um plano de missão são colocadas sob um microscópio”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da sede da NASA em Washington. “Existem algumas mudanças significativas e vantajosas no plano, que podem ser atribuídas diretamente aos recentes sucessos da Perseverance em Jezero e ao incrível desempenho do nosso helicóptero Mars.”

Foto: Divulgação NASA

Projeto de viagens a Marte

A primeira etapa da Campanha de Devolução de Amostras da Mars já está em andamento. Desde que pousou na cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021, o rover Perseverance coletou 11 amostras de núcleo de rocha cientificamente convincentes e uma amostra atmosférica.

Trazer amostras de Marte para a Terra permitiria que cientistas de todo o mundo examinassem os espécimes usando instrumentos sofisticados muito grandes e complexos para enviar a Marte e permitiria que as gerações futuras os estudassem.

A curadoria das amostras na Terra também permitiria à comunidade científica testar novas teorias e modelos à medida que são desenvolvidos, assim como as amostras da Apollo retornadas da Lua têm feito há décadas. Esta parceria estratégica da NASA e da ESA cumprirá um objetivo de exploração do sistema solar, uma alta prioridade desde a década de 1970 e nas últimas três Pesquisas Decadais de Ciências Planetárias da Academia Nacional de Ciências.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias