Homem negro trabalhando no computador
Mercado de TI

Mulheres e negros ainda são minoria entre executivos de TI, aponta pesquisa

Pesquisa foi realizada no início deste ano pela IT Mídia, em parceria com o Page Group

2 Minutos de Leitura

Mesmo com diversas iniciativas para ampliar a inclusão e diversidade no mercado de tecnologia, mulheres e negros ainda são minoria entre executivos de TI. É o que mostra a pesquisa “Executivos de TI 2022”, realizada pela IT Mídia, em parceria com o Page Group.

De acordo com o levantamento, apenas 12,92% dos executivos de TI são negros e pardos. Já as mulheres representam 12,06% dos profissionais de alto escalão do setor.

A pesquisa foi elaborada entre os meses de janeiro e março deste ano. O objetivo do estudo é traçar o perfil dos executivos de TI de empresas de diferentes setores.

Veja também: Como profissionais de TI podem elaborar um bom currículo? Confira algumas dicas

Participaram do levantamento 464 profissionais. Entre eles, heads, diretores, CTOs, CIOs, superintendentes e CEOs.

Segundo o resultado do estudo, 97% dos participantes afirmam que têm noção da falta de representatividade entre executivos da área de TI. Desse total, 46,76% afirmam participar de ações ligadas ao tema, enquanto 25,65% lideram ações nas companhias onde atuam.

“A pesquisa destaca pontos importantes sobre a diversidade. A principal delas é a existência de uma preocupação por parte dos executivos de reverter o atual quadro para se adequarem ao que acontece nas empresas no geral”, avaliou Pedro Hagge, gerente de estudos e pesquisas da IT Mídia.

Estão abertas as inscrições da 4º edição do Luiza Code, programa de formação em tecnologia exclusivo para mulheres do Magazine Luiza
Mulheres representam apenas 12,06% dos executivos de TI (Foto: Divulgação)

Homens brancos representam mais de 80% dos cargos de executivos em TI

A pesquisa “Executivos de TI 2022” destacou, ainda, que os brancos predominam os cargos de liderança no setor. Considerando o total de entrevistados, os brancos representam 82,32% dos participantes do estudo.

Outros 11,20% se declararam pardos; 4,53% amarelos; 1,72% negros; e 0,21% e indígenas.

Quanto a questão de gênero, os homens ocupam 87,71% dos cargos de liderança. Enquanto mulheres e transexuais representam, apenas, 12,06% e 0,21%, respectivamente.

Veja também: Guia salarial 2022 para área de TI: Yoctoo reúne dados salariais para profissionais de diferentes especialidades. Confira

Por fim, 66,16% dos entrevistados acreditam que investir em diversidade pode ajudar a melhorar os resultados obtidos pelas empresas. Outros 31,68% ainda encaram o tema como um desafio a ser superado.

“O resultado da nossa pesquisa refletiu o cenário que vivemos globalmente quando falamos sobre diversidade. O interessante é enxergar que em sua maioria, os líderes e companhias possuem consciência sobre o assunto e estão dispostos a desenhar projetos e soluções que possam ser o caminho para um mercado de tecnologia mais diverso e inclusivo”, disse Luana Castro, gerente executiva da divisão de Tecnologia do PageGroup.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias