Recentemente a Meta, controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e entusiasta do metaverso, anunciou novos modelos de Inteligência Artificial (IA), que são capazes de traduzir cerca de 200 idiomas.
De acordo com a companhia, o projeto, No Language Left Behind (NLLB) , tem como base um esforço para desenvolver recursos de tradução automática de alta qualidade para a maioria dos idiomas do mundo.
Além disso, de acordo com o comunicado da Meta, ao comparar a qualidade das traduções com pesquisas anteriores de IA, o NLLB-200 obteve uma média 44% maior. Para alguns idiomas africanos e indianos, as traduções do NLLB-200 foram mais de 70% mais precisas.

Meta desenvolve IA capaz de processar fala e texto como humanos
Na última quinta-feira, 28, a Meta anunciou que está desenvolvendo uma nova Inteligência Artificial (IA). De acordo com a companhia que é controladora do Facebook, o projeto é uma colaboração com o centro de neuroimagem Neurospin (CEA) e o Inria.
Segundo relatos, o novo IA desenvolvido pela Meta consegue comparar modelos de linguagem de IA com respostas do cérebro que respondem às mesmas frases faladas ou escritas. Dessa forma, o programa usa insights deste trabalho para orientar o desenvolvimento de IA que processa fala e texto com a mesma eficiência das pessoas.
“Nos últimos dois anos, aplicamos técnicas de aprendizado profundo a conjuntos de dados públicos de neuroimagem para analisar como o cérebro processa palavras e frases”, explica a companhia em comunicado.
Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)