iOS 16 ganhará recurso de segurança contra ataques cibernéticos. Veja
Sistemas Operacionais

iOS 16 ganhará recurso de segurança contra ataques cibernéticos. Veja

"Modo lockdown" do iOS 16 aplica alguns recursos de segurança em produtos da Apple para protegê-los de ameaças

2 Minutos de Leitura

Pensando em promover ainda mais segurança aos seu produtos, a Apple anunciou seu novo “modo lockdown” para iPhoneiPad Mac através do iOs 16. Esse é o mais novo recurso de segurança da marca que será liberado aos usuários em breve.

De acordo com a Big Tech, a principal função do novo recurso é, justamente, proteger os usuários de ataques virtuais, como spywares direcionados. Dessa forma, a ferramenta garante um “nível de segurança opcional extremo”.

Portanto, a medida poderá bloquear softwares espiões. No comunicado à imprensa, a Apple chega a falar de soluções oferecidas pelo NSO Group e “outras empresas privadas” que estão desenvolvendo “spywares mercenários patrocinados pelo Estado”. 

Seria o caso do Pegasus, um spyware para copiar mensagens recebidas, registrar o histórico de localização e demais informações das vítimas.

Segundo pesquisa, Apple é a marca mais valiosa do mundo em 2022. Confira
Logo Apple

Como funciona o “modo lockdown”, o novo recurso de segurança do iOS 16?

O “modo lockdown” bloqueia a entrada de ameaças externas como seu nome sugere. Portanto, ao acionar essa funcionalidade, o sistema reduz “drasticamente a superfície de ataque que potencialmente poderia acabar explorada por um spyware mercenário altamente direcionado”, segundo a própria Apple.

Assim, o usuário consegue conter parte da ameaça com poucos passos.

Dessa forma, a ação diminui e limita algumas funções do sistema. Por exemplo, o acesso à web limitou-se, como o just-in-time (JIT), em páginas que não estão na lista de sites confiáveis. No app Mensagens, a maioria dos anexos e pré-visualizações de links também estão bloqueados, com exceção de imagens.

Outras ferramentas da Apple também podem acabar afetadas. É o caso de convites recebidos e solicitações de serviços, como chamadas do FaceTime. Estes podem acabar bloqueados em duas se situações: se o usuário não tiver realizado anteriormente uma ligação ou enviando uma solicitação a quem iniciou a conferência.

“As conexões com fio com um computador ou acessório são bloqueadas quando o iPhone está bloqueado”, informou a companhia. “Os perfis de configuração não podem ser instalados e o dispositivo não pode se registrar no gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), enquanto o ‘modo lockdown’ estiver ativado.”


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias