Sugestões de pesquisa terão mais ênfase em mecanismo de busca do Android 13. Veja
Segurança Digital

Bitdefender alerta para o alto número de smartphones Android vulneráveis a hackers

Empresa de segurança alerta para o risco de usar aparelhos com suporte de segurança desatualizados

1 Minutos de Leitura

De acordo com um estudo da BitDefender, fabricante de software antivírus, quase um terço dos smartphones Android estarão com o sistema operacional desatualizado em setembro de 2022. Abrindo, assim, as chances para ataques hackers.

“Existem vários cenários em que as pessoas expõem dados e informações essenciais usando dispositivos sem suporte”, alertou.

Segundo a empresa, um dos problemas do Android é a fragmentação do Sistema Operacional. De todas as versões lançadas nos últimos 14 anos, apenas as três últimas continuam a receber suporte.

Veja também: Conheça métodos além das senhas para preservar sua segurança digital. Saiba mais

Especialista explica como proteger certificados digitais? Entenda
Sistemas operacionais desatualizados podem ser porta aberta para hackers (Foto: Divulgação)

O suporte oferecido a novas versões do sistema duram, em média, três anos. Dessa forma, muitas pessoas continuam isando dispositivos sem suporte por muitos anos, o que é um risco para a segurança.

Além disso, ao comprar um novo aparelho, poucas pessoas consideram o suporte de segurança como um fator decisório. Mas, quando os sistemas perdem o suporte de segurança a empresa não corrigirá mais eventuais vulnerabilidades identificadas depois do encerramento do prazo de suporte.

Esses aparelhos sem suporte poderiam ser usados, por exemplo, como câmeras de vigilância.

Para defender smartphones Android de hackers, Bitdefender orienta o uso de patches de segurança

Por isso, a recomendação é sempre se atentar para o período de suporte de segurança do dispositivo antes comprá-lo. Além disso, enquanto esse suporte estiver na validade, é importante não ignorar os patches de segurança.

“Sempre que uma nova vulnerabilidade surge, o primeiro conselho é sempre o mesmo, não importa a plataforma: aplique os patches de segurança mais recentes o mais rápido possível. No entanto, para dispositivos Android que executam sistemas operacionais em fim de vida útil, isso não é uma opção”, orienta a BitDefender.

Caso o seu já tenha perdido o período de suporte, a Bitdefender recomenda que seja feita a substituição para um novo aparelho, com um prazo de suporte e atualizções de segurança.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias