Vagas TI

Segundo Banco Central, testes do real digital devem começar em 2023. Entenda

-

Greve de funcionários atrasou o início das operações digitais

De acordo com o Banco Central (BC), os testes com o real digital devem começar apenas no ano que vem. Isso porque, mesmo que o cronograma previsse início de alguns pilotos ainda em 2022, a greve dos servidores públicos acabou atrasando a programação.

“A gente tinha a intenção de começar os pilotos talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Araújo em debate virtual sobre o tema, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na noite da última segunda-feira, 30.

Greve dos servidores atrapalhou planos do Banco Central em relação ao real digital (Foto: Divulgação)

Conheça o Real Digital

Em 2021, o Banco Central anunciou que estava desenvolvendo o Real Digital, uma moeda digital que deverá funcionar como uma extensão da moeda física.

Diferentemente das criptomoedas, o Real Digital terá garantia pelo BC e trará a possibilidade do uso de novas tecnologias, como contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países, e utilização em internet das coisas (IoT). 

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o BC, as pessoas interessadas em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira virtual. Esta por sua vez deverá ter autorização de um agente do Banco Central, como um banco ou uma instituição de pagamento.

A versão inicial da moeda digital será uma opção adicional ao uso de cédulas convencionais. Dessa forma, ela poderá ser convertida para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível, como depósito bancário convencional ou em real físico.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)

Leia também

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.