Primeiro dia de WWDC 2022: confira o resumo do que rolou e as novidades anunciadas
Internet 5G

Primeiro dia de WWDC 2022: confira o resumo do que rolou e as novidades anunciadas

A versão beta das atualizações, exclusiva para desenvolvedores está disponível a partir de hoje

2 Minutos de Leitura

Hoje aconteceu o primeiro dia do WWDC2022, evento anual da Apple. Dessa forma, a Big Tech anunciou suas mais novas atualizações para seus desenvolvedores.

A companhia apresentou o iOS 16 com novas telas de bloqueio, iPadOS 16 com suporte a janelas, novos MacBooks com chip M2, watchOS 9 com melhorias e mais. Veja a seguir tudo o que foi lançado pela Apple e descubra quando chegam as atualizações.

Quando chegam as atualizações? A WWDC é um evento para desenvolvedores, e nenhuma das atualizações apresentadas hoje está disponível para os consumidores. iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e macOS Ventura só devem chegar no segundo semestre de 2022. A versão beta exclusiva para desenvolvedores está disponível a partir de hoje, e o beta público será lançado em julho.

iOS 16

Um dos lançamentos mais aguardados da WWDC é o iOS 16, nova versão do sistema operacional do iPhone. O principal destaque é a nova tela de bloqueio, que dá maior poder de personalização ao usuário.

Isso porque, a nova opção de tela de bloqueio do smartphone permite a configuração de diversas telas, cada uma com diferentes fontes, cores, papéis de parede e widgets. O conceito lembra bastante os mostradores do Apple Watch.

É interessante que dá pra ter novos widgets na tela de bloqueio, como temperatura, previsão do tempo, relógios de outros fusos e eventos do calendário. Também dá pra associar telas de bloqueio a perfis de Foco.

Além disso, a tela de bloqueio também ficará mais dinâmica com o recurso Live Activities, que são widgets de aplicativos exibidos sem a necessidade de desbloquear o iPhone. A Apple mostrou um exemplo com o Uber, que mostra o tempo de deslocamento do motorista, bem como placares de jogos de basquete.

Chip M2 chega ao MacBook Pro e novo modelo de MacBook Air

Apesar de ser um evento voltado para software, a Apple anunciou o M2, sucessor do já potente chip M1. A nova versão promete ainda mais desempenho e menor consumo de energia.

O chip M2 está presente na nova versão do MacBook Air, que ganhou design quadrado e conector MagSafe. A tela ganhou o notch tal qual o modelo Pro, e conta com tamanho de 13,6 polegadas, brilho de 500 nits (25% a mais que a versão com M1) e webcam com resolução 1080p (Full HD).

iPadOS 16

O sistema operacional de tablets da Apple está cada vez mais parecido com o ambiente desktop. A Apple trouxe novos recursos ao iPadOS que prometem melhoria na multitarefa.

O iPadOS 16 agora traz um sistema de gerenciamento de janelas redimensionáveis, como no Windows e no macOS. A versão anterior até divide a tela entre dois aplicativos, mas apenas em tamanhos pré-definidos pela Apple.

Quando chegam as atualizações?

A WWDC é um evento para desenvolvedores, e nenhuma das atualizações apresentadas hoje está disponível para os consumidores. iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e macOS Ventura só devem chegar no segundo semestre de 2022.

Em suma, a versão beta exclusiva para desenvolvedores está disponível a partir de hoje, e o beta público será lançado em julho.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias