Curiosidades da Apple

Apple evitou fraude de mais de 1,6 milhão de apps suspeitos em 2021. Entenda

Apps piratas ou ilegais também não passaram despercebidos pela Apple

2 Minutos de Leitura

A Apple publicou um relatório, nesta quarta-feira, 1º, sobre prevenção de fraudes na App Store e mostrou que bloqueou cerca de US$ 1,5 bilhão (quase R$ 7,2 bilhões) em transações fraudulentas realizadas em 2021, e também cerca de 1,6 milhão de apps suspeitos.

Esse é mais um dos esforços da Maçã para justificar as restritas regras e a eficácia de medidas antifraude em sua loja de aplicativos. Segundo a companhia, sua plataforma “é o lugar mais seguro para encontrar e baixar aplicativos”.

Para esclarecer, os times de segurança da Apple são compostos por sistemas automatizados e equipes de revisores humanos. Juntos, descobriram as fraudes e conseguiram combater mais de 1,6 milhão de apps e atualizações potencialmente suspeitos.

Das medidas de segurança antifraudes, a Apple conseguiu impedir mais de 3,3 milhões de cartões de crédito roubados de serem utilizados na App Store. Outras 600 mil contas foram banidas de realizar qualquer compra na plataforma. Além disso, a Maçã desativou 802 mil contas de desenvolvedores e mais 170 milhões de contas de usuários.

Além de apps suspeitos, Apple está filtrando falsos comentários

Em contrapartida, uma quantidade de apps suspeitos nem chegaram a passar do processo de revisão inicial da loja. Sendo assim, a Apple bloqueou mais de 343 mil aplicativos por conter violações de privacidade. Outros 157 mil apps por conter indícios de spam, plágios ou práticas enganosas. E ainda 34,5 aplicativos por terem funções ocultas não documentadas.

Apple evitou fraude de mais de 1,6 milhão de apps suspeitos em 2021. (Imagem: Divulgação/ Apple)

Além disso, a empresa também registrou que avançou no combate contra classificações e avaliações falsas na App Store. A prática tem se tornado recorrente na plataforma ao longo dos últimos anos.

De acordo com os dados obtidos no relatório, 170 milhões de classificações e 94 milhões de avaliações tiveram que ser removidas da loja virtual em 2021. De todas essas, 610 mil avaliações foram identificadas por meio de denúncias dos próprios usuários ou em análises manuais.

E, ainda, apps piratas ou ilegais também não passaram despercebidos pela Apple e mais de 63,5 mil aplicativos foram banidos da App Store. Segundo a empresa, esses apps se aproveitam de usuários menos experientes a fim de coletar informações confidenciais e dados sensíveis sem autorização prévia.

E aí, o que achou dos números divulgados pela Apple? Se tiver alguma dúvida sobre como manter a segurança no iOS, deixe aqui nos comentários.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias