#IDE #programação #TI
Linguagens de programação

O que é e para que serve um ambiente de desenvolvimento integrado? Entenda

A maioria dos IDEs também conta com destaque da sintaxe, usando indicadores visuais para diferenciá-la da gramática

2 Minutos de Leitura

Um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) nada mais é do que um tipo software que serve para criar aplicações que combina ferramentas comuns de desenvolvimento em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Um IDE geralmente consiste em:

  • Editor de código-fonte: é um editor de texto que auxilia na criação de código de software por meio de funcionalidades como destaque da sintaxe com indicadores visuais, recurso de preenchimento automático específico da linguagem e verificação de bugs durante a criação.
  • Automação de compilação local: são utilitários que automatizam tarefas simples e repetíveis durante a criação de uma compilação local do software usada pelo desenvolvedor. São tarefas como compilação de código-fonte em código binário, criação de pacotes de código binário e execução de testes automatizados.
  • Debugger: é um programa usado para testar outros programas e mostrar graficamente a localização do bug no código original.
Code IoT: inscrições abertas para curso gratuito de Internet das Coisas. Confira
Um ambiente de desenvolvimento integrado pode ter diversas funções (Foto: Divulgação)

Para que serve um IDE?

IDEs ajudam os desenvolvedores a programar novas aplicações de forma rápida, já que os vários utilitários não precisam ser ajustados e integrados manualmente durante a configuração.

Isso é especialmente útil quando os desenvolvedores são novos no projeto. Em suma, eles podem contar com o IDE para se atualizar em relação às ferramentas e fluxos de trabalho da equipe.

Outras funcionalidades comuns aos IDEs têm o objetivo de ajudar os desenvolvedores a organizar seu fluxo de trabalho e resolver problemas.

Dessa forma, a maioria dos IDEs também conta com destaque da sintaxe, usando indicadores visuais para diferenciá-la da gramática no editor de texto. Além disso, alguns IDEs incluem navegadores de classes e objetos, bem como diagramas de hierarquia de classes em determinadas linguagens.

É possível desenvolver aplicações sem um IDE. O desenvolvedor também pode, basicamente, compilar seu próprio IDE, integrando manualmente vários utilitários com um editor leve de textos, como Vim ou Emacs.

Vantagens de usar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado:

  • Aumento da produtividade: Por possuir diversas ferramentas que auxiliam na criação de aplicações, o desenvolvedor só utilizará esta ferramenta, aumentando assim sua produtividade;
  • Diminuição de gastos: Por ser uma solução completa, muitas vezes esta é a única ferramenta que o desenvolvedor precisa adquirir para a construção de suas aplicações;
  • Medir desempenho: Diversas IDEs possuem também ferramentas para medição de desempenho da execução de aplicações;
  • Geração automática de códigos: Como dito acima, é o recurso que permite a criação de trechos de códigos predefinidos;
  • Facilidade em fazer verificações e correção de erros: Dessa forma, a maioria das IDEs possuem ferramentas que analisam o código que está sendo desenvolvido, permitindo que possíveis erros sejam corrigidos no momento do seu desenvolvimento;
  • Completa: Com um único software o desenvolvedor consegue desenvolver, testar e corrigir uma aplicação.

Desvantagens de usar um Ambiente de Desenvolvimento Integrado:

  • Pagas: Muitas IDEs são pagas, o que dificulta sua adoção pela comunidade;
  • Facilidade no desenvolvimento: Aqui podemos analisar por duas vertentes: Por prover diversas facilidades na hora do desenvolvimento (como a geração automática de códigos, por exemplo), mas podem também contribuir para que muitos desenvolvedores se tornem “mal acostumados” na hora de desenvolver e, assim, se tornando dependentes da IDE;
  • Ambiente lento: Apesar de ser uma solução completa, isso tem um custo. A maioria das IDEs consomem muito mais recursos de hardware do computador que um simples editor de texto.

Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias