Ciência

NASA adquire novos trajes espaciais para missões humanas na Lua e em Marte. Veja

As vestimentas substituirão as que já vinham sendo usadas há 40 anos pelos astronautas

2 Minutos de Leitura

A NASA anunciou nesta quarta-feira (1º) que seus astronautas ganharão novos trajes espaciais para atividades extraveiculares, como caminhada espacial, por exemplo, realizadas por fora da Estação Espacial Internacional (ISS). As vestimentas substituirão, portanto, as que já vinham sendo usadas há 40 anos. 

As empresas que fecharam a parceria com a agência e que ficarão responsáveis por produzir os novos trajes espaciais são a Axiom Space e a Collins Aerospace. Ambas investiram uma quantia significativa de seu próprio dinheiro no desenvolvimento das peças.

Além disso, elas serão as donas dos trajes espaciais e serão incentivadas a explorar outros aplicativos comerciais não pertencentes à NASA para dados e tecnologias que desenvolverem em conjunto com a agência. 

Portanto, essa nova abordagem aos serviços de caminhada espacial incentiva um mercado comercial emergente para uma variedade de clientes e concede à NASA o direito de usar os mesmos dados e tecnologias dentro da agência e em futuras aquisições de programas de exploração.

NASA adquire novos trajes espaciais para missões humanas na Lua e em Marte. (Imagem: Divulgação/ NASA)

Novos trajes espaciais serão pensados para dar mais mobilidade aos usuários

Mas, os especialistas da NASA definiram os padrões técnicos e de segurança pelos quais os novos trajes espaciais serão construídos, e as empresas escolhidas concordaram em atender aos principais requisitos da agência.

Sendo assim, os parceiros comerciais serão responsáveis ​​pelo projeto, desenvolvimento, qualificação, certificação e produção de trajes espaciais e equipamentos de apoio para viabilizar a estação espacial e as missões Artemis, planejada para acontecer em  2025.

Segundo Lindsay Aitchison, executiva do programa de atividade extraveicular e de mobilidade no espaço da Nasa, “os trajes espaciais sempre representaram um problema nas viagens”.

Recentemente, por exemplo, a ISS teve que interromper caminhadas espaciais porque os trajes dos astronautas começaram a ter vazamentos, o que poderia causar um acidente fatal. Por isso, a NASA criou uma demanda para que os trajes não dificultassem mais o deslocamento e também tivessem mais durabilidade.

Todos os equipamentos, assim como os novos trajes serão produzidos na Johnson Space Center, em Houston, no Texas. O local é o centro de comando dos voos tripulados, treinamento, pesquisa e controle de voo da NASA. As vestimentas devem pesar em torno de 54Kg, mas ainda não há prazo e design definidos para os trajes.

No entanto, eles serão pensados, especialmente, para dar mais mobilidade aos astronautas. Ao serem submetidos a testes em que o resultado for positivo, eles poderão ser utilizados também em outras viagens exploratórias no espaço.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias