Quais são as linguagens de programação que mais crescem no Brasil? Confira
Linguagens de programação

Quais são as linguagens de programação que mais crescem no Brasil? Confira

GitHub aponta que JavaScript foi a linguagem que mais cresceu no Brasil em 2021

2 Minutos de Leitura

GitHub libera, anualmente, um relatório que aponta quais são as linguagens de programação que mais crescem em uso no mundo e em determinados países, inclusive no Brasil.

Sobre o Brasil, a edição 2021 mostra que o JavaScript foi a linguagem mais usada naquele ano. Curiosamente, Java e Python, que figuram nas primeiras posições do ranking global, não aparecem no “top 5” brasileiro. Confira!

Quais são as áreas de TI que apresentam maior demanda? Confira a lista
Programador

Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação universal, multiplataforma e segue sendo a linguagem mais popular no mundo inteiro nos últimos sete anos.

Em suma, a universalidade do JavaScript a torna especialmente procurada para aplicativos de machine learning e inteligência artificial. Além disso, ela também permite um tempo de desenvolvimento rápido, fornecendo um loop interativo para facilitar a depuração em uma estrutura de desenvolvimento sólida.

Sass CSS 

Uma linguagem de extensão do CSS, a Syntactically Awesome Style Sheets (SASS), em tradução livre “folhas de estilo com uma sintaxe incrível”, tem ganhado popularidade desde a sua criação em 2006. A SASS visa tornar o processo de desenvolvimento mais simples e mais eficiente, mantendo a mesma lógica do CSS (seletores, regras etc), mas de uma maneira mais organizada, intuitiva e com trechos de código facilmente reutilizáveis.

Blade

A terceira linguagem mais popular no Brasil é a Blade, conhecida por aumentar a produtividade, a velocidade de codificação e a facilidade de leitura do código. É uma linguagem que enfatiza o algoritmo, por isso tem um conjunto de sintaxe bem pequeno, mas poderoso. Isso porque, por ser simples, rápida e dinâmica, ela permite desenvolver aplicações complexas rapidamente.

HashiCorp Configuration Language (HCL)

A HashiCorp Configuration Language (HCL) configura-se de forma exclusiva, projetada para poder servir como uma das ferramentas HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas.

Embora pretenda ser útil para finalidades gerais, e na criação de linguagens que sejam amigáveis tanto para pessoas quanto para máquinas. Para uso com ferramentas de linha de comando, ela volta-se principalmente para ferramentas de desenvolvimento, servidores, etc.

Elixir

A Elixir surgiu em 2014 como uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo.

Dessa forma, essa é uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM), cujo principal objetivo é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias