Governo do MS divulga nova versão do programa de realidade virtual para autistas
Metaverso

Governo do MS divulga nova versão do programa de realidade virtual para autistas

O projeto utiliza esta tecnologia no tratamento do autismo, por meio de um software

1 Minutos de Leitura

Com inovação e tecnologia, o projeto do Governo do Mato Grosso do Sul que utiliza realidade virtual para crianças e adolescentes autistas ganhou nova versão e vai continuar sua fase de testes. O objetivo é aperfeiçoar as atividades e habilidades desenvolvidas.

Dessa forma, o projeto utiliza esta tecnologia no tratamento do autismo, por meio de um software que ajuda este público a ter uma melhor qualidade de vida, interagindo nesta realidade virtual com situações e comportamentos sociais do nosso cotidiano.

“Nesta nova versão conseguimos melhorar os gráficos, tornar estes momentos mais realistas, com novos cenários, entre eles as interações em parques e praças da cidade, para que as crianças e adolescentes (autistas) possam melhorar suas habilidades sociais e conhecimentos em contextos diferentes”, descreveu um dos idealizadores do projeto, Antônio Almeida.

Realidade virtual para autistas ainda está em testes

A iniciativa avança na fase de testes, tanto que os idealizadores buscam famílias que desejam trazer seus filhos (autistas) para realizar as atividades.

“Quem já dispor dos óculos de realidade virtual pode inclusive fazer o download do programa e realizar as atividades online. Também buscamos famílias e clínicas para continuar os testes”.

As ações não tratam apenas do ambiente virtual em si, mas também do que está acontecendo nas imagens que as crianças acompanham com os óculos.

“O software tem a inteligência artificial que faz uma interação. A própria criança fala, o software vai levando ela a fazer esses treinos de olhar uma situação como se fosse na vida real. Além disso, ele pode ajudar a reconhecer os sentimentos. Essa é uma das maiores dificuldades das pessoas com autismo”, explicou a psicóloga Francyelle Marques de Lima, idealizadora do programa.

Quer saber mais? Comente aqui embaixo o que mais gostaria de saber e compartilhe a matéria com seus amigos!


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias