Mercado de TI

Especialistas comentam os desafios das mulheres na tecnologia. Confira

Através de incentivos e programas formais, as empresas podem ajudar tanto na contratação quanto na retenção de mulheres

4 Minutos de Leitura

O setor de tecnologia é historicamente dominado pelos homens, mas as mulheres têm buscado ocupar seus espaços neste segmento. Diante disso, a CEO da Editora Leader, Andréia Roma, conta sobre os desafios das mulheres na tecnologia e como tem contribuído para fomentar a movimentação feminina no mercado tech.

“A sororidade é um dos pontos mais importantes no que tange a presença das mulheres em empresas de qualquer área, inclusive de tecnologia”, explicou a executiva. “É importante ressaltar que as mulheres buscam tanto quanto os homens estudar, ler e se atualizar para alcançar cargos de liderança. Daí a relevância de seguirmos apoiando e contratando mulheres”.

Por conta disso, a Editora Leader, liderada por Roma, lançou um selo que se chama “Empreendedoras de Alta Performance”. O selo tem o objetivo de levar o projeto para todo o Brasil.

“Inovação, coragem e determinação são algumas palavras que definem a nossa participação neste universo. A habilidade de reimaginar um negócio é estabelecida, em sua maioria, por uma estratégia tangível e respaldada por mulheres que fomentem uma cultura capaz de “inventar o novo” e, isso, nós conseguimos”, disse Andréia.

Especialistas comentam os desafios das mulheres na tecnologia. (Imagem: Divulgação/ Motorola)

Literatura e inclusão de mulheres no setor

A executiva acrescentou que um dos maiores desafios é aumentar a atuação das mulheres no setor de TI. E, por isso, programou o lançamento do próximo livro de sua Editora chamado “Mulheres na Tecnologia Volume 1” para o dia 24 de junho, na Livraria Cultura, em São Paulo.

Por não desistir e superar os desafios do mercado da tecnologia, Andréia Roma conta que nem sempre pôde comprar um livro, mas hoje ela se designa como “potencializadora de sonhos”.

Em resumo, o livro “Mulheres na Tecnologia” faz parte de um projeto idealizado pela Editora Leader, e possui abrangência nacional. Além disso, ele traz o selo “Série Mulheres”, e chega ao mercado a fim de apresentar relatos do mundo corporativo em várias áreas.

Considerado um trabalho pioneiro, todos os títulos desta série são de propriedade intelectual da Leader, registrados pelo INPI sendo títulos únicos no Brasil, ou seja, não há, por aqui, nenhum livro com título semelhante.

Entre os livros publicados, especialmente, para as mulheres, alguns títulos são: “Mulheres Inspiradoras”, “Mulheres no Marketing”, “Mulheres do Varejo”, “Mulheres no Direito”, “Mulheres na Finanças”, entre outras obras. Mas, recentemente, a editora está lançando “Mulheres na Tecnologia”, que vem para compor o projeto.

Todas as obras têm como foco transformar histórias reais em autobiografias, cases e metodologias de mulheres que se diferenciam em sua área de atuação.

“A série chegou ao mercado apresentando relatos de mulheres do mundo corporativo e de outras áreas, com o objetivo de inspirar muitas outras a buscarem o sucesso em suas carreiras e profissões, em seus segmentos de atuação, além de mostrar como é possível atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que é uma preocupação de grande parte das profissionais e empreendedoras”, comentou Tania Moura, coordenadora da Série Mulheres e vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de RH e Executive Advisor da Synfiny Adivisors.

Por outro lado, a coautora do livro Mulheres na Tecnologia, Andreia Tsuruhame, acredita que a área de TI é a que mais vem se desconstruindo com o tempo, criando novas carreiras e possibilitando que essa variedade abranja diversos perfis profissionais, inclusive o de mulheres. 

“No passado ficou estigmatizado que a área de tecnologia era de ciências exatas, matemática, cálculos, equivalente a engenharia, que aproxima mais o público masculino. Os jogos em PC também favoreceram esse público, tornando mais familiar o uso e, consequentemente, aproximando da tecnologia pelo prazer de jogar”, explica.

Mulheres e os desafios para serem contratadas no setor de tecnologia

De acordo com as especialistas, por meio de incentivos e programas formais, as empresas podem ajudar tanto na contratação, quanto na retenção de mulheres. Algumas delas possuem uma preocupação social em capacitar pessoas em tecnologia, formar trainees, e dessa forma, não necessitam de experiência anterior. 

No entanto, o mercado de trabalho ainda é considerado defasado no que diz respeito à iniciativas públicas que fomentem um mercado de TI mais igualitário para as mulheres.

“Eu prefiro e acredito mais em pequenas iniciativas de grupo de mulheres, uma apoiando a outra, são pequenos movimentos que ultimamente tem ganhado muita força, a Série Mulheres é uma delas”, comentou Tsuruhame.

Um estudo elaborado pela CIPPEC revela que as mulheres representam até 40% dos formados em cursos de Ciência e Tecnologia no Brasil, Argentina e México.

Outra pesquisa da KPMG revela que nos últimos anos as mulheres estão ganhando espaço no cenário tecnológico, embora as divergências em relação à remuneração e à cultura no local de trabalho ainda sejam algo a ser melhorado. No total, a média mundial de mulheres que ocupam empregos de alta tecnologia é de 11%.

Hoje, devido a alta demanda por profissionais, as empresas estão investindo mais em incentivos para a contratação de mulheres.

Antes, as lideranças preferiam contratar homens, pelo fato da mulher engravidar e sair de licença maternidade, isso acabava sendo utilizada nos processos decisórios de recrutamento e seleção, colocando as mulheres em desvantagem com relação aos homens.

“Força, coragem, acreditem em vocês. O mercado de tecnologia tem muitas oportunidades. Uma dica: leiam o Livro Mulheres na Tecnologia, tem muitas histórias de batalhas, conquistas e superação para inspirar a dar o primeiro passo”, concluiu Andreia Tsuruhame.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias