copiar código
Resenha de Programador

Copiar código limita sua evolução como programador

Ao invés de passar pelo processo mental de resolver um problema, você aplica uma solução pronta para algo

2 Minutos de Leitura

Quando estava começando a aprender a programar e na minha carreira como programador, era muito comum procurar uma solução para um problema que eu tinha e apenas copiar o código encontrado para entregar um trabalho ou resolver uma tarefa no trabalho. Muitos de nós fazemos isso também e existe aquela brincadeira que sem o Stackoverflow as pessoas não sabem programar, mas apenas copiar código alheio pode atrasar sua evolução na carreira.

Saiba como funciona todas as partes do seu código

O problema de copiar código é que nem sempre entendemos o que faz cada linha do código e, muitas vezes, há partes não necessárias para o problema que se deseja solucionar, o que também é ruim ou então quando pedem para explicar como foi solucionada uma tarefa, você pode não ser capaz de explicar, o que sempre é uma situação um pouco constrangedora.

Existem pessoas que são contra qualquer tipo de cópia de código, defendem que mesmo que você entenda o código ou que seja algo que você tenha criado antes, é importante digitar cada parte do código porque isso ajuda a memorizar e fixar aquela solução no seu leque de conhecimentos e há um fundo de verdade nisso, mas não precisamos ser tão rígidos com nós mesmos.

A importância de praticar o processo cognitivo ao programar

Quando o nosso trabalho se torna mais copiar código do que pensar como desenvolver código, não estamos pensando, testando, errando, testando novas soluções até encontrarmos uma que se adeque ao que precisa ser desenvolvido.

Portanto, estamos evitando vários passos do processo cotidiano do programador, que é testar diversas soluções, entender o problema, sua solução, como fazer que são as mais otimizadas que conseguimos e também sermos capazes de resolver possíveis bugs futuros.

Quanto mais tentamos criar soluções a partir do zero, passamos a entender mais o problema em questão, aprendemos mais sobre as linguagens de programação que usamos e praticamos mais o processo cognitivo do pensamento algorítimico. Com o tempo, problemas similares se tornam cada vez mais fáceis de serem desenvolvidos e solucionados, nos tornando mais capazes de programar coisas mais complexas.

Este processo é lento e complicado, então isto torna ele mais difícil. Precisamos ser capazes de resolver problemas rapidamente, o mundo corrido de trabalhos de faculdade ou da programação profissional exigem que sejamos cada vez mais rápidos em entregar programas funcionando perfeitamente, o que nos torna ansiosos para sermos bons o mais rápido possível, mas é preciso ser paciente e persistente. Assim como Roma, um programador não é construído em um dia.

Se você gostou deste texto, veja outros da Resenha de Programador, como este sobre o que torna uma empresa boa para se trabalhar e como trabalhar lá, como planejar a carreira de programador e dicas para programar em 2022.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Desenvolvedor Full-stack em construção que gosta de ler sobre novidades do mundo da tecnologia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias