eventos astronômicos
Ciência

Confira os eventos astronômicos previstos para acontecer no mês de junho

Junho traz várias surpresas e espetáculos relacionados a eventos astronômicos visíveis a olho nu

2 Minutos de Leitura

Junho traz várias surpresas e espetáculos relacionados a eventos astronômicos visíveis a olho nu, com destaque para a primeira das duas “superluas” do ano.

Além disso, este mês marca a chegada do inverno, período caracterizado por dias frios e secos, com poucas nuvens, que costuma facilitar a observação de estrelas e planetas, incluindo uma rara oportunidade de ver Mercúrio a olho nu e um alinhamento quíntuplo.

O fenômeno astronômico é chamado de ocultação, e só poderá ser visto novamente em fevereiro de 2026.
O fenômeno astronômico é chamado de ocultação, e só poderá ser visto novamente em fevereiro de 2026.

Eventos astronômicos de junho

14/06 – Lua cheia ou Superlua de Morango

A “Superlua” é o nome popular para quando a fase cheia da Lua coincide ou é bem próxima ao seu perigeu, o momento em que ela está mais perto da Terra naquele mês, em sua órbita elíptica. Isso faz com que nosso satélite apareça até 15% maior e 30% mais brilhante.

17/06 – Lua vai nascer por volta das 17h40

Neste dia será possível ver a lua logo após o pôr do Sol, na direção leste, e será visível durante toda a noite. O melhor horário para observar é durante a primeira hora após o nascimento, pois ela pode mostrar belas variações de tonalidade, amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada, devido à interação com a atmosfera. Além disso, com os referenciais terrestres, temos a impressão de que ela está ainda maior, rendendo belas fotos.

16/06 – Mercúrio na elongação máxima a Oeste Dos cinco planetas visíveis a olho nu

Mercúrio é o mais difícil de se observar, pois é o mais próximo do Sol e acaba ofuscado pelo brilho. Em junho, porém, ele alcança sua elongação máxima a Oeste, e podemos ter um dia de sorte. Mas é preciso acordar bem cedo: ele estará visível logo antes do Sol nascer, durante cerca de uma semana.

A partir da madrugada do dia 16/6, olhe para Leste, entre 5h20 e 6h30 da manhã, com o céu ainda escuro. Preste muita atenção e procure uma pequena estrela com brilho fixo, pouco acima do horizonte. Um app pode te indicar o ponto exato.

21/06 – Solstício de inverno

Este dia marca o início do inverno no Hemisfério Sul, e do verão do outro lado do globo. Às 6h14, será oficialmente uma nova estação: o exato momento em que os raios solares incidem a Terra perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, devido ao ângulo de inclinação de nosso planeta.

Dessa forma, as regiões abaixo da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol. Não é algo possível de observar no céu, mas que tem grandes impactos climáticos e astronômicos. Para nós, é o dia mais curto e a noite mais longa do ano. O fenômeno oposto acontece em dezembro, no solstício de verão.

24/06 Alinhamento de 5 planetas

Na última semana de junho, os cinco planetas do Sistema Solar visíveis da Terra a olho nu estarão alinhados em nosso céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, nesta ordem.

Entre Vênus e Marte, “o sorriso” da Lua crescente deixa a conjunção ainda mais bonita. Para ver todos ao mesmo tempo, é preciso observar logo antes do amanhecer, por volta de 5h. Até o final do mês, eles seguem rendendo bons espetáculos noturnos.

Comente aqui em baixo o que mais gostaria de saber sobre ciência e o mundo astronômico!


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias