Veja a lista de cursos gratuitos em tecnologia oferecidos pela Samsung na segunda quinzena de agosto
Vagas TI

Como conseguir as melhores oportunidades na área de tecnologia? Confira as dicas

O currículo é a primeira impressão que o time de recrutadores de uma empresa terá sobre o candidato

3 Minutos de Leitura

Segundo levantamento realizado pela plataforma de Inteligência de Vendas da Cortex com os 15 maiores portais de emprego do Brasil, existem hoje mais de 160 mil vagas de Tecnologia da Informação, abertas em todo o país.

Com um mercado aquecido e repleto de oportunidades, é importante caprichar no currículo para garantir as melhores vagas e se destacar entre as empresas que são referência na área tech. Afinal, o currículo é a primeira impressão que o time de recrutadores de uma empresa terá sobre o candidato.

Thaana Alvarenga, tech recruiter da Cortex, empresa que pretende dobrar mais uma vez o número de colaboradores este ano, explica que é importante criar um currículo bem planejado e direto para chamar a atenção dos recrutadores.

“É essencial entender a proposta da oportunidade que está aberta e considerar se ela realmente tem fit com os seus conhecimentos. Se isso ocorrer, adapte o currículo com palavras-chaves referentes à vaga. Também é importante colocar as informações de forma organizada e em ordem cronológica decrescente, para facilitar a compreensão de quem está lendo”, explica Thaana, que deixa algumas valiosas dicas na hora de montar um currículo.

Portanto, confira a seguir quais as principais dicas e principais pontos a considerar na hora de montar o currículo

Ilustração: dicas de como montar o currículo

Melhores oportunidades na área da tecnologia demandam um currículo elaborado

Envie seu currículo para as vagas que realmente correspondam a seus conhecimentos.

É essencial que você veja quais são os requisitos indispensáveis para cada vaga. Se você se enquadrar na maioria deles, envie sem medo e com pensamento otimista. Porém, é preciso ser honesto com você mesmo sobre possuir ou não os requisitos, pois eles refletem a necessidade atual da companhia.

Sempre deixe claro com o que você se identifica no mercado de trabalho. Vamos a um exemplo: se você colocar no seu currículo que é “Pleno BackEnd Engineer” irá demonstrar que você já possui conhecimentos mais sólidos que um júnior, que ainda há espaço para evoluir tecnicamente, e que sua experiência é voltada para back, e não front.

Uma boa descrição do seu perfil profissional faz toda a diferença. Aposte sempre em contar suas experiências de forma breve, descrevendo seu principal propósito dentro do time. Desse modo, você poderá contar mais detalhes sobre as experiências profissionais durante a entrevista, o que deixará a conversa mais interessante.

Também é importante mencionar com quais tecnologias e ferramentas você teve experiência em suas atuações, pois isso irá favorecer seu perfil no resultado das buscas do recrutador.

Para otimizar a etapa de buscas no mapeamento de candidatos e triagens iniciais, o RH utiliza filtros com palavras-chaves, então é importante que você insira no seu currículo termos que mostrem com clareza os seus conhecimentos. Assim, aumentam as suas chances de ser convidado para uma entrevista.

Coloque as formações acadêmicas de forma estratégica: o ideal é sempre colocar a área de estudo e onde você cursou sua graduação. Liste também os cursos de pós, especialização, doutorado, entre outros.

Certificações

Caso você tenha alguma certificação que seja importante para o desempenho das suas atividades, vale também estar no currículo. Essa dica também é válida caso tenha lecionado algum treinamento ou palestra de assuntos voltados à tecnologia.

Fique atento aos erros de português. Uma dica valiosa para todos os segmentos é: sempre revise as informações escritas em seu currículo. Isso fará com que você se atente para erros de digitação, pontuação, concordância e os corrija antes de enviar.

O uso de fotos é liberado, porém, vale prezar pelo bom senso e lembrar que se trata literalmente de um retrato sobre sua trajetória profissional.

Escolha fotos de boa qualidade e enquadramento, onde o seu rosto esteja totalmente visível, sem uso de acessórios que possam lhe esconder. Além disso, evite filtros que possam modificar sua verdadeira imagem e o uso de roupas chamativas ou que façam apologia a crenças políticas, raciais, culturais, etc.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias