Segundo MCom, 16 capitais brasileiras já podem operar o 5G em julho. Entenda
Internet 5G

Segundo MCom, 16 capitais brasileiras já podem operar o 5G em julho. Entenda

As Câmaras Municipais e prefeituras dessas capitais já se adaptaram às necessidades de implementação do 5G

1 Minutos de Leitura

O 5G já está a caminho das capitais brasileiras. Isso porque a maioria delas já está apta para começar a operar a tecnologia em julho. De acordo com o Ministérios das Comunicações, 16 sedes estaduais adaptaram suas legislações (ou já possuíam) para receber a nova geração de redes móveis.

São elas: Manaus, Fortaleza, Brasília, Vitória, São Luís, Campo Grande, Curitiba, Recife, Teresina, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Boa Vista, Florianópolis e São Paulo.

As Câmaras Municipais e prefeituras dessas capitais alinharam suas normas à Lei Geral de Antenas (Lei nº 13.116/2015) e ao Decreto 10.480/2020. O objetivo é contemplar a necessidade para instalação de, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.

Essa infraestrutura chega a ser quatro vezes menor em relação às antenas 4G, levando-a a consumir menos energia e contribuindo para a sustentabilidade urbana.

Programa Conecta 5G ABDI: Maceió será a primeira capital a participar da iniciativa. Saiba mais
16 capitais já adaptaram sua legislação para receber o 4G (Foto: Divulgação)

Prazo estendido

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a proposta de prazo adicional de 60 dias para início do uso da subfaixa de radiofrequências de 3.300 a 3.700 MHz pelas vencedoras do Leilão do 5G em todas as capitais de estados e no Distrito Federal (DF).

O prazo para liberação da faixa que permite a ativação do 5G era 30 de junho de 2022. O prazo para o cumprimento das primeiras metas de ativação de Estações Rádio Base (ERBs) era 31 de julho de 2022. Com o prazo adicional, essas datas passam a ser 29 de agosto e 29 de setembro deste ano.

Quer saber mais sobre tudo o que acontece na implementação do 5G? Então comenta aqui embaixo e compartilhe a matéria com seus amigos!


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias