Mercado de TI

Tela azul da morte: Microsoft corrige bug que gerava o problema. Confira

Uma nova atualização no Windows 11 acabou trazendo de volta esse problema

2 Minutos de Leitura

Usuários antigos do sistema operacional Windows certamente já devem ter se deparado com a famosa “tela azul da morte”. Ao aparecer de repente, a tela azul simplesmente pegava o usuário de surpresa e interrompia todas as atividades no PC, além disso os dados eram praticamente todos perdidos. 

E agora, parece que uma nova atualização no Windows 11 acabou trazendo de volta esse problema, segundo relatos de usuários do SO. No Reddit, por exemplo, relatos dizem que a versão KB5013943 do Windows 11 tem causado tela azul da morte, continuamente.

Mas, um update já está disponível desde o último dia 10, e sua finalidade até então era melhorar a segurança do sistema. 

Tela azul da morte: Microsoft corrige bug que gerava o problema. (Imagem: Reprodução/ Windows)

Tela azul da morte no Windows 11 já teria causa identificada

No entanto, a famosa tela azul da morte começou a aparecer por quase um segundo, o que torna a leitura do erro impossível de decifrar. Mas, ao que tudo indica o problema está relacionado a um conflito entre a nova versão do sistema e os drivers de alguns antivírus. 

A empresa de segurança responsável por um dos antivírus do Windows 11, a Shophos publicou uma nova versão em que acredita ser uma solução temporária para que os usuários possam evitar o problema em questão. 

“Os clientes no Windows 11 que executam o Sophos Home podem encontrar um erro BSOD/Stop após instalar o Windows Update KB5013943 e reiniciar suas máquinas”, observou a Sophos em seus documentos de suporte.

“Os sintomas envolvem a incapacidade de acessar a área de trabalho após reiniciar o computador/desligar e religá-lo após a instalação do Windows Update KB5013943. Isso inclui uma mensagem Stop Error Index Mismatch (tela azul)”, concluiu a empresa de segurança.

Portanto, para corrigir os erros, a Sophos recomenda desinstalar a atualização seguindo estas etapas:

  • Vá para configurações do Windows 11 e, em seguida, para a seção Atualização do Windows;
  • Na seção Pausa de atualizações, abra o menu suspenso e selecione Pausa por 1 semana;
  • Em seguida, abra o Painel de Controle;
  • Procure por Programas e recursos”;
  • Acesse “Exibir atualizações instaladas”;
  • Na nova janela, busque por KB5013943;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Desinstalar.

Mas, é provável que os dispositivos que não usam o Sophos também estejam executando erros de tela azul da morte e os usuários ainda estejam aguardando uma correção da Microsoft, que deve emitir uma solução oficial em breve.

Já enfrentou algum problema com a tela azul da morte? Deixe nos comentários!


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias