Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros
Curiosidades da Microsoft

Sesc RJ usa programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft para ensinar biomas brasileiros

O game, considerado um dos mais populares do mundo, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual

2 Minutos de Leitura

O Sesc RJ está levando a estudantes do ensino fundamental vivências sobre os Biomas Brasileiros por meio do Minecraft Education Edition, programa de aprendizagem baseada em jogos da Microsoft, que promove a criatividade, colaboração e resolução de problemas em um ambiente digital imersivo.

O game, considerado um dos mais populares do mundo, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com eles. Isso porque, no caso do projeto do Sesc RJ, equipes da área de Sustentabilidade criaram os seis biomas.

Batizado de Minecraft Biomas Brasileiros, o projeto iniciou com uma versão piloto que foi levada para uma escola da zona rural. Portanto, diante do sucesso da iniciativa, o Sesc RJ expandirá o projeto para outras quatro unidades.

Detalhes do programa de aprendizagem Microsoft

O projeto ofereceu um plano de aula com atividades aos estudantes, formação dos professores, sugestões de itinerários pedagógicos nos moldes dos planos de aulas do Minecraft Education Edition, painéis para exposição sobre o tema e toda a estrutura da fauna e flora criada dentro da linguagem Minecraft.

Os estudantes participaram de oito encontros para executar as atividades, seis deles focados nos biomas e os outros dois na elaboração de um projeto final. Dessa forma, a conclusão se deu por meio de uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 12 anos.

Em síntese, a iniciativa tem como líder o Sesc+ Sustentabilidade, braço da instituição que propõe atividades educativas sobre temas socioambientais e de sustentabilidade para o fortalecimento do compromisso do Sesc com o desenvolvimento sustentável e comunitário.

Ferramentas tecnológicas na educação

O Minecraft Education Edition incentiva a criatividade, colaboração e resolução de problemas em um ambiente digital imersivo. Em suma, durante todo o processo de criação e desenvolvimento, o maior desafio foi repensar a forma como cultura e educação chegam para os estudantes em tempos de pandemia.

O Minecraft é um dos jogos mais populares do mundo. Isso porque, ele conta com um total de 200 milhões de cópias vendidas e 131 milhões de jogadores ativos por mês. Portanto, o objetivo baseia-se em unir a realidade dos games à uma proposta de educação. Dessa forma, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos atividades interativas, ferramentas de ensino, jogos multiplataforma, entre outros recursos.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias