Você já ouviu falar em PyScript? Conheça o projeto que permite executar o Python em HTML
Linguagens de programação

Você já ouviu falar em PyScript? Conheça o projeto que permite executar o Python em HTML

Em suma, o PyScript se apresenta de forma diferenciadas de outros métodos que já converse com a web

2 Minutos de Leitura

O Python nada mais é do uma das mais populares linguagens de programação. Entretanto, sua fama pode acabar se destacando ainda mais com o surgimento do PyScript. Esse é o nome de um projeto recém-lançado que permite que scripts em Python sejam executados diretamente no navegador, em páginas HTML.

Em suma, o PyScript se apresenta de forma diferenciadas de outros métodos que já converse com a web. Isso porque o projeto é executado como um servidor cuja aplicação gera uma página em HTML e JavaScript.

Portanto, sua exclusividade se dá ao se propor a executar scripts em Python no navegador sem que um componente de servidor seja necessário para isso.

Você já ouviu falar em PyScript? Conheça o projeto que permite executar o Python em HTML
PyScript executa Python no HTML (Foto: PyScript | Run Python in The Browser)

O que Python pode fazer?

Em casos onde é necessário rodar alguma coisa em Python, o PyScript pode agilizar os testes de determinados códigos ou permitir a execução de uma aplicação inteira em uma página web, por exemplo.

Entretanto, se a ideia é genial, por que ninguém pensou nisso antes? Na verdade, muitos já pensaram nessa hipótese. O BleepingComputer dá como exemplo o Pyodide. Esse projeto tem uma finalidade parecida com a do PyScript, mas pode apresentar algumas desvantagens. Como por exemplo, uma sintaxe que requer algum tempo para ser assimilada.

Como o PyScript funciona?

Em suma, basta colocar o script em Python dentro de uma tag <py-script>. A tag <py-env> também é usada para que a pessoa consiga definir os pacotes necessários para a execução. Confira a seguir um exemplo de código:

<py-script> print('Hello, World!') </py-script>

Também há a tag <py-repl>.

Dessa forma, como o próprio nome já sugere, ela cria um componente REPL (Read Eval Print Loop), que tem a função de avaliar as instruções inseridas pelo usuário e exibir o resultado.

A menção anterior ao Pyodide não é mera coincidência. Esse projeto é uma espécie de conversor de código em CPython (uma implementação do Python em linguagem C) para WebAssembly. Este último pode ser entendido, aqui, como um padrão que permite que aplicações web possam ser escritas em Python.

Começando de forma promissora

O PyScript nasceu no evento PyCon US 2022. O projeto tem como coordenação a Anaconda, empresa conhecida por manter uma distribuição do Python voltada à computação científica.

A própria companhia reconhece que o projeto está em fase inicial, razão pela qual pode apresentar limitações e alguma instabilidade. Mas a ideia é realmente interessante e a Anaconda parece determinada em fazer o PyScript avançar. 


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias