Governo iraniano planeja ataques de espionagem cibernética no Kwait e Arábia Saudita
Segurança Digital

Como proteger seu histórico de navegação do seu provedor de internet?

Veja a importância de proteger seu histórico de navegação do seu provedor de internet. #SegurancaDigital #Privacidade

3 Minutos de Leitura

A maioria das pessoas não percebe que seu provedor de internet pode rastrear todas as suas atividades online. Assim, se suas informações não estiverem criptografadas, seu provedor de serviços de Internet (ISP) poderá utilizar essas informações para diversos propósitos.

Seu dispositivo pode mostrar anúncios relacionados a itens que você visualizou online ou serviços nos quais algoritmos determinaram que você estaria interessado. Além de limitar o que você vê na internet, seu provedor também pode bloquear certos tipos de informações.

Considerando o ambiente sempre conectado de hoje, essas são as questões essenciais a serem consideradas. Para ajudá-lo a proteger seu navegador e evitar que seus dados sejam utilizados de forma indevida separamos algumas dicas a seguir.

Ataques virtuais crescem 50% com o aumento do home office

Considere usar uma VPN com seu Provedor de Internet

Para evitar os olhares indiscretos do seu ISP, é fácil e prático usar uma rede virtual privada (VPN). Se você se conectar a um servidor VPN, seu endereço IP e sua localização poderão ser ocultados e seu tráfego de rede poderá ser redirecionado por um túnel criptografado.

Com uma pesquisa rápida é possível encontrar online as melhores VPNs gratuitas e mais seguras do mundo.

Normalmente, uma VPN altera as configurações de DNS do seu dispositivo para algo mais seguro. Se você usa uma VPN, seu provedor de serviços de Internet não pode espionar seu histórico de navegação.

Nova configuração de DNS

O Domain Name System (DNS) é o catálogo de endereços da Internet. É assim que seu computador sabe para onde ir quando você digita um endereço de site. O DNS traduz nomes de domínio em endereços IP, ajudando seu navegador a descobrir o que você solicitou.

O primeiro servidor DNS foi construído no final da década de 1980, quando a criptografia não era a esperada. Logo, é muito fácil manipular solicitações de DNS, pois elas estão desprotegidas.

Operadores maliciosos também podem interceptar solicitações de DNS e redirecioná-lo para um site malicioso por meio de ataques man-in-the-middle.

Navegue com o Tor

O Tor permite que os usuários acessem a internet de forma segura e privada. O Onion Router também chamado de Tor, mascara sua origem e oculta sua identidade roteando seu tráfego de Internet através de servidores aleatórios.

Como resultado de sua criação pela Marinha dos EUA, a rede Tor tornou-se uma organização sem fins lucrativos que ajuda os usuários a manter sua privacidade. Além das velocidades lentas, ele foi projetado para ajudar denunciantes e ativistas.

Você pode ganhar ainda mais privacidade conectando-se a uma VPN primeiro e depois iniciando o Navegador Tor. Após isso, você não precisará se preocupar com o seu provedor de Internet vendo seu histórico.

Considere um mecanismo de pesquisa amigável à privacidade

Para gerar receita, o Google coleta dados, os explora para anúncios e os usa para criar produtos. Embora a organização não oculte essa informação, ela minimiza a quantidade de dados que coleta.

A receita publicitária do Google sozinha foi de quase 160 bilhões de dólares em 2019. Isso é possível por causa dos milhões de pontos de dados que o buscador coleta, permitindo personalizar seus anúncios com base em seu histórico de pesquisa.

Seu provedor de serviços de Internet (ISP) desempenha um papel essencial nisso também. Você pode impedir que empresas de IPS e Big Data o espionem usando um mecanismo de pesquisa seguro em vez do Google ou Yahoo!.

O DuckDuckGo oferece uma ótima solução de privacidade, incluindo bloqueio de rastreador, criptografia e pesquisas secretas. Além disso, você pode usar o Startpage e outros mecanismos de pesquisa privados.

Use apenas sites protegidos por HTTPS

Em sites HTTPS, os certificados SSL são usados ​​para criptografar dados de ponta a ponta. Seu computador pode ser mantido fora do alcance de hackers com esta técnica.

Também é uma boa ideia usar HTTPS em vez de HTTP para evitar que seu ISP rastreie sua atividade. Instalar uma extensão de navegador da Web é o método mais simples de exigir páginas HTTPS.

Como exemplo, o plug-in do navegador Private Internet Access inclui uma função HTTPS integrada. Como alternativa, você pode usar HTTPS Everywhere.

É importante lembrar que as extensões de navegador HTTPS não podem ser usadas com clientes de torrent ou com outros aplicativos que não sejam navegadores da web.

Para fechar

Por fim, você pode ser rastreado pelo seu provedor de serviços de Internet com base em seu histórico de navegação. Por sua vez, os dados que você fornece podem ser usados indevidamente para fins adicionais prejudiciais a você.

Contudo, você pode ocultar seu histórico de navegação seguindo os métodos descritos acima. Esperamos que as dicas que compartilhamos aqui possa trazer mais privacidade para você e suas pesquisas online. 


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias