Programação de sites e aplicativos para monetizar
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Programação de sites e aplicativos para monetizar

Veja as principais dicas para você que seja seguir com Programação de sites e aplicativos para monetizar.

4 Minutos de Leitura

O mercado de publicidade digital vive uma longa sequência de crescimento. Entre 2015 e 2021, o total de gastos com campanhas em sites ou aplicativos de terceiros apresentou um crescimento anual composto (CAGR) que varia entre 10% e 15%, atingindo quase US$ 240 bilhões em 2022 apenas nos Estados Unidos.

Com todo esse investimento disponível, a criação de conteúdo monetizada através do posicionamento de anúncios mostra-se como uma oportunidade para ganhar uma renda adicional, ou até mesmo obter uma boa remuneração sendo um publisher em tempo integral.

Para programadores, a jornada para a criação de um site ou aplicativo de sucesso é um pouco menos tortuosa. Com os conhecimentos próprios do desenvolvimento de softwares, profissionais dessa área saem em vantagem quando comparados aos de outras que também são de editores de “primeira viagem”.

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Programação de sites e aplicativos para monetização com anúncios

O primeiro passo para a programação de sites com o objetivo de monetização é a definição do nicho da audiência online que o conteúdo atrairá.

Apesar do mercado ser volátil, e as preferências variarem por motivos difíceis de prever, alguns nichos podem ser considerados como boas oportunidades para monetização devido à sua alta taxa de RPM (receita por mil impressões) e CTR. São eles:

  • Finanças/ Investimentos;
  • Estilo de vida fitness;
  • Conteúdos educacionais para profissionais de diferentes áreas;
  • Pets.

Definido o nicho de mercado que será abordado, é momento de colocar a mão na massa na programação de sites ou aplicativos para postar conteúdos e receber visitantes. 

Entre as ações necessárias para começar a monetizar estão: registro do domínio, assinar um serviço de hospedagem e gerenciamento de conteúdo (CMS), e por fim, a inclusão das sessões obrigatórias de acordo com as políticas de conteúdo do Google.

Esta última etapa é bastante importante, pois se páginas como Quem Somos e Políticas de Privacidade não estiverem presentes dentro do site ou aplicativo, o Google não autorizará a monetização com anúncios através das plataformas do AdSense ou AdMob, respectivamente.

Uma vez que todos esses passos foram concluídos, é o momento de decidir como o trabalho de programação de sites e a criação de conteúdos serão monetizadas.

Monetização da programação de sites

A grande maioria dos editores de sites que estão iniciando sua jornada na geração de receitas, optam pela comercialização dos seus blocos de anúncios através da plataforma do Google AdSense.

Resumidamente, o AdSense funciona como um intermediário entre os editores e anunciantes, isto é, os donos de sites vendem seus espaços para ads para o Google, que por sua vez os comercializam para suas marcas parceiras.

Esta é uma das maneiras mais simples de obter uma remuneração a partir da criação de conteúdo para Internet. No entanto, é preciso estar atento às políticas do Google e do AdSense.

Monetização de aplicativos

Em geral, o plano de negócio de um aplicativo recai sobre uma das seguintes categorias:

  • Premium Apps – aplicativos que o download é pago, com preço mínimo de 0,99 centavos de dólar.
  • Freemium – aplicativos que o download é gratuito, mas apresenta possibilidades para transações comerciais dentro da plataforma.
  • e–Commerce – aplicativos dedicados para venda de produtos e serviços. Em sua grande maioria, o download é gratuito.
  • Assinatura – aplicativos que apresentam um modelo de negócio com base em uma contratação mensal do serviço, como por exemplo os aplicativos de música.
  • Híbridos – aplicativos que misturam mais de um modelo de negócio. 
  • Suporte para Ads – este modelo é o mais indicado para quem está criando um aplicativo com objetivo de monetização pela primeira vez. Trata-se do posicionamento de anúncios relevantes para sua audiência dentro do aplicativo, com base nos interesses, localização geográfica e demografia dos usuários. A inclusão dos anúncios é feita através de redes de anúncios, sendo algumas delas especializadas em ads mobile e bastante fáceis de usar, como o AdMob (equivalente ao AdSense para mobile). Umas das principais vantagens deste tipo de modelo é que os aplicativos podem ser disponibilizados gratuitamente para download; entretanto deve-se estar atento para não prejudicar a experiência do usuário e o design do app.

Como alavancar a receita com anúncios

Conforme já mencionamos, o AdSense e o AdMob são as melhores alternativas para quem está iniciando na monetização de conteúdo na Internet, devido à sua facilidade de uso e implementação.

Contudo, uma vez que o editor já possui rendimentos estáveis no médio e longo prazo, é preciso dar um passo adiante para aumentar ainda mais as receitas. 

As redes de troca de anúncios (ou ad exchange, em inglês) eliminam o intermediário, ou seja, o editor negocia diretamente com os anunciantes, e assim, garantem um maior valor por cada impressão.

A implementação da mídia programática e da tecnologia de header bidding permite aos editores negociarem seus espaços de publicidade (blocos de anúncios) simultaneamente em diversas redes de anúncio através de leilões em tempo real.

Com a adição dessa tecnologia para aumentar as receitas na programação de sites, o volume de informações e dados que precisarão ser analisados também crescerá, e como consequência, a gestão se tornará mais desafiadora.

É justamente nesse cenário que entra a necessidade de um parceiro de monetização.

O PubGuru é uma plataforma da MonetizeMore, empresa parceira e certificada pelo Google, voltada exclusivamente para os editores. Nela, pubs têm acesso a relatórios completos de sua monetização, que integram mais de 50 ad networks, proteção contra tráfego inválido e a uma tecnologia de header bidding com inteligência artificial.

Além disso, ao tornar-se um parceiro do PubGuru, o editor terá apoio e dicas de uma equipe especializada na operação de anúncios. Conheça mais sobre o PubGuru!

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