Gaming

Por que os datas centers são tão importantes para o mercado de games? Entenda

Com a pandemia, a necessidade de data centers para o mercado gamer ficou ainda mais evidente; confira

3 Minutos de Leitura

Ser gamer vai além de jogar. Atualmente, existem cada vez mais gamers que se importam em saber como os jogos são criados, bem como o caminho que ele percorre no processo de criação, distribuição e armazenamento de dados.

Pensando nisso, o time do Programadores Brasil entrou entrevistou Eliel Andrade, Gerente de Produtos da ODATA, que explicou a função dos data centers, um local extremamente importante para o mercado de games. Confira!

O que é um Data Center?

Um data center é uma instalação física centralizada onde se encontram computadores corporativos, rede, armazenamento e outros equipamentos de TI que dão suporte às operações de negócios. Os computadores em um data center contêm ou manipulam aplicativos, serviços e dados importantes para os negócios.

Dessa forma, todos os serviços que utilizam tecnologias que demandam alta disponibilidade, conectividade e escalabilidade e, que dependem disso para a continuidade de seus negócios, necessitam de uma infraestrutura de data center robusta e resiliente para rodarem com excelência. 

Portanto, a busca do mercado de games por requisitos como altos poderes de processamento, conectividade, refrigeração constante e baixa latência une este universo ao de data centers.

Por que os datas centers são tão importantes para o mercado de games? Entenda
Data Centers são importantes para o mercado de game (Foto: Divulgação)

Ligação entre o mercado gamer e os data centers

Pensando nesse contexto, como o setor de games cresceu muito nos últimos anos, principalmente por conta do isolamento social e da pandemia de Covid-19, o tráfego de dados do setor aumentou.

Portanto, o especialista Eliel Andrade explica que o mercado de games precisou investir cada vez mais em infraestrutura de data centers para garantir a conectividade com baixa latência oferecida por estruturas mais modernas, como os serviços de Colocation e de nuvem, ideal para que os games se mantenham de forma fluída. 

 ”Vale destacar, inclusive, que a modalidade de live streaming também vem se popularizando, com milhares de usuários interagindo em partidas online. Porém, para este modelo de jogo, todo o processo requer um alto poder computacional, que só é viabilizado por meio de Data Center”, comenta Andrade.

Por que os datas centers são tão importantes para o mercado de games? Entenda
Eliel Andrade fala sobre tendências (Foto: Divulgação)

“Nesse caso, os servidores precisam ficar alocados de forma remota e segura, em instalações estrategicamente localizadas, preferencialmente descentralizadas (eliminando assim pontos únicos de falha). Ou seja, considera-se o número de audiência e o tipo de conteúdo mais acessado para ser armazenado em determinado DC”, afirma Andrade. 

Tendência de mercado

O mercado de data centers tem se expandido cada vez mais. Só durante a pandemia, o brasileiro gastou muito mais tempo em jogos do que nos anos anteriores. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), 72,2% dos gamers brasileiros afirmaram ter jogado mais neste período. Ou seja, um mercado que já estava em ascensão, só cresceu com essas circunstâncias, sendo um dos principais segmentos de entretenimento.

É importante destacar que, segundo a Newzoo, o Brasil é o maior país em receitas de jogos na América Latina e o 12º no mundo. Além disso, segundo a pesquisa, o setor de games pode movimentar mais de US$ 200 bilhões em 2023. Portanto, nossas expectativas estão alinhadas com a demanda do mercado.

“Viemos de um ano muito bom para a ODATA. Estamos investindo em novos data centers, terrenos e expansão na América Latina para os próximos anos, acreditando na demanda por infraestrutura e conectividade.  O mercado de tecnologia está em constante evolução”, explica Andrade.

A pandemia de Covid-19 acelerou este processo de transformação digital. Entretanto, temos cada vez mais dispositivos conectados, mais tráfego, e consequente necessidade de infraestrutura de data centers. Além disso, possuímos uma conectividade robusta e descentralizada para suportar tal volume, então, as expectativas são otimistas”, finaliza o especialista.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias