Por dentro da carreira: o que faz um engenheiro de software? Entenda
Mercado de TI

Por dentro da carreira: o que faz um engenheiro de software? Entenda

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esta carreira

2 Minutos de Leitura

Você sabe o que faz um engenheiro de software? Caso não, talvez esteja na hora de aprender. Essa profissão está no ranking do mercado que mais cresce, além de ser considerada uma das profissões do futuro.

Com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, empregos como este têm ganhado destaque em meio às profissões “tradicionais”. Dessa forma, o engenheiro de software vem se tornando fundamental entre as novas carreiras digitais.

Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa carreira. Desde a base salarial, quais as principais especializações da área e, até mesmo, como se preparar para ingressar nesse ramo.

Engenheiro de software é uma das profissões mais promissoras atualmente (Foto: Divulgação)

O que faz um engenheiro de software?

O engenheiro é o profissional responsável por projetar e guiar o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas. Além disso, este profissional é responsável por desenvolver programas, apps, firmware, scripts e outros. Ou seja, tudo aquilo que você acessa no seu computador, tablet, celular ou outros dispositivos.

Além destas funções, um engenheiros também pode desenvolver funções ligadas à administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação, relacionadas à gestão de projetos e à composição dos manuais de instruções.

Diferença entre desenvolvedor e engenheiro de software

As principais diferenças entre essas duas profissões são:

  • Os desenvolvedores de software tendem a fazer tudo o que os engenheiros de software fazem, mas em uma escala limitada. Isso permite que um desenvolvedor seja mais criativo do que um engenheiro, chegando a soluções para os problemas à medida que eles ocorrem.
  • Um engenheiro de software deve ser capaz de fazer tudo o que um desenvolvedor de software faz, mas com uma filosofia de design diferente.
  • Um desenvolvedor de software normalmente inicia o processo de desenvolvimento da aplicação falando com os clientes e descobrindo quais são as suas necessidades de software.
  • Os engenheiros de software têm uma visão mais ampla do que os desenvolvedores de software, o que significa que eles estão mais focados na estrutura geral de um sistema de software – seu design, e eliminando dívidas técnicas.
  • Os engenheiros de software estão interessados em resolver problemas imediatos, ao mesmo tempo em minimizar os trade-offs para outras partes do sistema e sua arquitetura.

Como se tornar um engenheiro de software?

Para se tornar um engenheiro de software é possível cursar diferentes graduações como: ciência da computação, engenharia da computação, sistemas da informação ou outras engenharias como elétrica ou de automação.

Portanto, ao se formar, é importante saber que o mercado de trabalho na área tem visto um crescimento exponencial. Se observarmos 2020, com a pandemia do COVID-19 e a necessidade das empresas se reinventarem para o ambiente digital, os trabalhos de TI nunca foram tão requisitados.

Em se tratando da estimativa salarial, um engenheiro de software no Brasil ganha cerca de R$ 6 mil, segundo dados do portal Vagas, mas a remuneração pode variar muito conforme o estado ou a cidade que você vive.

Qual outra profissão você quer saber mais detalhes? Deixe nos comentários!

Já pensou em monetizar seu site ou aplicativo com anúncios do Google AdSense, ou Google AdMob? Clique aqui e saiba como começar sua jornada de monetização, incluindo estratégias que vão muito além do AdSense.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias