A Microsoft divulgou recentemente mais novidades nos navegadores Windows 10 e também o Edge. As atualizações, portanto, são especialmente voltadas para o Windows Insider Program.

Novidades do Windows 10 21H2
Todos os Windows Insiders registrados na Release Preview Channel podem conferir a 13ª build do Windows 10 21H2, ou seja, a nova Feature Update do Windows 10. No entanto, para adquirir essa Build, os usuários devem fazer a instalação da atualização cumulativa KB5014023.
Segundo anunciado pela Microsoft, as atualizações incluem ao menos 26 correções de problemas que foram identificados até o momento. Entre eles, estão:
- Correção de um problema de vazamento de memória que afeta sistemas Windows que estão em uso 24 horas por dia da semana;
- Correção de um problema que afetava o quadro da janela do modo IE;
- Correção de um problema que impedia a atualização dos atalhos da Internet;
- Correção de um problema que impede a criptografia do BitLocker quando você usa a opção de criptografia silenciosa;
- Correção de um problema de confiabilidade no serviço Terminal Services Gateway (TS Gateway) que fazia com que os clientes se desconectassem aleatoriamente;
- Correção de um problema que pode fazer com que um sistema pare de responder quando um usuário sai se o Microsoft OneDrive estiver em uso.
Caso queira consultar a listagem completa dos problemas corrigidos no Windows 10, clique aqui. Já para obter esta atualização, os usuários deverão acessar Definições > Atualizar & segurança > Windows Update e clicar em “Procurar atualizações”.
Novidades no Edge
A Microsoft também anunciou que vai por um ponto final ao Internet Explorer com as novidades que trouxe para o navegador Edge. Durante a conferência Build 2022, a empresa disponibilizou o WebView2 que ficará disponível com a estrutura .Net MAUI, que além de oferecer carregamento mais rápido nas páginas, terá melhor estrutura para receber aplicativos da web, entre outros recursos.
A companhia ainda reiterou que o Internet Explorer será oficialmente encerrado a partir do dia 15 de junho de 2022, e que fez todas essas adições no Edge pensando nos desenvolvedores que terão que fazer a transição do IE para o programa mais recente.
Mas, não chegou a ser tão novidade assim para os usuários que já não utilizam o IA há muito tempo e que trocaram o navegador antigo pelo Chromium, como o Google Chrome, por exemplo, e também pelo próprio Edge, que já possui a segunda maior base de usuários do mundo.
Em contrapartida, o Microsoft Edge WebView2 vem com uma grande facilidade para desenvolvedores, que agora não precisarão mais trabalhar em compatibilidade com versões anteriores a fim de manter os aplicativos da web e demais serviços corporativos, criados para rodar no IE quando estiverem sendo executados.
O WebView2 traz também outras vantagens, além dessas, pois ele será ideal para criar experiências de navegação incorporadas. Segundo a Microsoft, após testes realizados pela Cerner Corporation, o programa obteve um desempenho superior ao Internet Explorer 11.
Entre os dados divulgados pela Microsoft sobre as novidades do Edge, temos: Tempo de renderização reduzido em 85%; Utilização de CPU 33% menor; Uso de memória RAM 32% inferior. Para esclarecer, todos os dados citados acima foram feitos com base em comparativos entre Edge e o Internet Explorer.
E aí, o que achou das novidades apresentadas pela Microsoft sobre seus navegadores? Deixe nos comentários.
Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular
Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.