Curiosidades da Apple

iPhone 15 pode ser o primeiro smartphone da Apple a adotar USB-C. Entenda

Um lançamento em 2023 pode marcar o fim do conector Lightning como cabo de carregamento principal da Maçã

2 Minutos de Leitura

Apesar de não haver qualquer informação oficial da Apple, o iPhone 15 de 2023 pode abandonar o conector Lightning para adotar o USB-C, definitivamente. Os rumores sobre essa migração de conectores já vem sendo especulados há uns anos pelo analista Ming-Chi Kuo. Ele acredita que a mudança só aparecerá no iPhone daqui um ano, por conta de parcerias que a empresa fecha com fornecedores. 

iPhone 15 pode ser o primeiro smartphone da Apple a adotar USB-C. (Imagem: Divulgação)

Além disso, deve-se levar em conta as pressões da UE, que já aprovou uma proposta de tornar a conexão USB-C universal em todos os dispositivos vendidos no bloco. Agora, o Parlamento Europeu só precisa aprovar a regulamentação da lei para que todas as entradas de Micro-USB e Lightining dos aparelhos da Apple sejam substituídos por conexão USB-C. No entanto, essa troca só deve ocorrer a partir do iPhone 15, inclusive fora da Europa também.

Portanto, caso as especulações de Kuo se confirmem, um lançamento em 2023 marcaria o fim do conector Lightning como cabo de carregamento principal da Apple, depois de 13 anos. Para esclarecer, o USB-C foi lançado logo após o Lightning em 2012. Mas, a Maçã só começou a utilizá-lo em 2015 em seu MacBook Air de 12 polegadas

Além disso, a empresa fez parte do consórcio de engenharia que desenvolveu esta porta USB. E desde o iPhone 5 que a Apple vem mantendo a porta Lightning em seus aparelhos, contrariando a grande parte da indústria que usa a entrada USB-C

Então, ao mudar o padrão de conectores, o novo modelo pode melhorar a velocidade de transferência e carregamento do iPhone nos próximos hardwares. Mas, os detalhes finais das especificações ainda dependem do suporte para iOS esclarecer.

O analista disse que a Apple não queria mudar seus conectores, porque segundo a marca seria prejudicial para os negócios e manutenção do padrão de qualidade exigido por eles. Atualmente, a porta Lightning é um problema para transferência de arquivos grandes de fotos e vídeo, principalmente, por parte de profissionais que usam o iPhone para trabalho, como fotógrafos e diretores de fotografia. Este grupo, inclusive, é o público-alvo que a Apple quer atingir com seus aparelhos de última geração. Se essa mudança de conector para entrada USB-C acontecer, o fluxo de trabalho desses profissionais seria facilitado, no que diz respeito à velocidade de transferência de arquivos.

Mas, o jeito é aguardar a conferência anual da Apple, a WWDC 2022, que acontecerá em 6 de junho. Durante o evento, a empresa costuma mostrar novidades sobre seus sistemas operacionais. E, é provável que ela possa dar dicas do que esperar de sua próxima geração de iPhones também.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias