O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que contará com versões impressa e digital. Dessa forma, estudantes de todo o Brasil já podem se candidatar para umas das provas mais importantes do país, até o dia 21 de maio.
Através de uma boa nota no Enem, é possível ganhar bolsas de estudo no ensino superior, de forma gratuita, em universidades públicas e particulares.
Se você pretende fazer o Enem 2022 para ingressar em alguma graduação na área de TI, confira a seguir algumas dicas sobre como se preparar para a prova, que acontecerá em novembro deste ano.

Estratégias de estudos para o Enem 2022
Segundo Jorge Soares, coordenador do curso bacharel de Ciências da Computação no CEFET/RJ, o Enem é um exame que valoriza o raciocínio e entendimento global dos assuntos abordados. Portanto, o foco do exame é menor na memorização de conteúdos, e maior na compreensão do todo. Então, sempre é tempo de se preparar.
“Como estratégia, eu adotaria, nesse momento, a abordagem de reforço dos conteúdos nos pontos fracos de cada um. Além disso, a prática constante da produção textual é de vital importância, dada a natureza dos temas que são apresentados a cada ano para os candidatos”, explicou Soares.
Nesse sentido, a falta de uma estratégia mais clara, que atinja as principais questões de cada estudante, pode ser um grande erro na hora de se preparar.
“Se a pessoa não apresenta um bom desempenho em Matemática, por exemplo, e essa é uma disciplina importante na área que ela pretende, é necessário que essa carência seja suprida. A melhoria contínua na produção de textos para a redação é outro ponto frágil comum. Então, o segredo é a pessoa se conhecer – e reconhecer seus pontos fracos, com vistas a aparar suas arestas.”
Disputa acirrada
Na hora de preparar-se, também vale a pena saber quais são as opções de curso e verificar se há disputa por vagas nesta graduação. Isso porque, dependendo da concorrência, será necessário tirar notas maiores ou medianas.
Para Soares, no que diz respeito aos cursos de TI, os cursos mais requisitados são: Ciência da Computação e Engenharia de Computação, ambos da UFRJ; Ciência da Computação, do Cefet/RJ; Ciência da Computação, da Uerj; e Sistemas de Informação, da Unirio.
“Todos são cursos de ponta, oferecidos por instituições de elevada reputação. Além disso, todos garantem alta empregabilidade no mercado de trabalho, além de oferecer possibilidades de qualificação continuada em pesquisa aplicada. Pode-se perceber esse destaque pelas elevadas médias mínimas exigidas no Sisu nos últimos anos para esses cursos/instituições”, destacou.
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)