Você sabia que a primeira quinta-feira de cada mês de maio foi instituída como o Dia Mundial da Senha a fim de discutir a segurança digital de contas, perfis e cadastros na internet? A data foi criada com o objetivo de fomentar bons hábitos para manter a vida online mais segura contra invasões por cibercriminosos.
Cada vez mais o trabalho remoto, a educação à distância, as compras online e quase tudo mais tem sido realizados no ambiente virtual. Portanto, manter as contas mais seguras tem se tornado mais importante do que nunca. Segundo a Microsoft, a cada segundo 921 ataques de hackers acontecem por meio de senhas, um dado que quase dobrou ao longo do último ano.
Dessa forma, você pode optar por utilizar suas contas usando outros métodos de segurança digital, além das tradicionais senhas. Hoje em dia, há muitos canais digitais que descartam o uso dessa medida de segurança. A Microsoft, por exemplo, é uma delas. Para acessar sua conta pessoal sem senha, basta obter o aplicativo Microsoft Authenticator, Windows Hello, uma chave de segurança ou um código de verificação enviado para seu telefone ou e-mail.

Siga estes passos e conecte-se a todas as suas contas vinculadas à Microsoft sem senha:
- Faça o download e instale o Microsoft Authenticator (vinculado à sua conta Microsoft).
- Faça login em sua conta Microsoft.
- Selecione Opções de segurança adicionais.
- Em Conta sem senha, selecione Ativar.
- Siga os prompts para verificar sua conta.
- Aprove a solicitação enviada ao seu Microsoft Authenticator app.
Assim que a notificação for aprovada, não será mais preciso uma senha para acessar suas contas na Microsoft. Mas, caso queira optar por utilizar sua senha novamente, é só desativar o recurso sem senha.
No entanto, há algumas dicas imprescindíveis para o uso de senhas. E uma das principais recomendações é não utilizar informações de cunho pessoal nas senhas. Até porque elas acabam gerando sequências lógicas que poderão ser descobertas mais facilmente e invadidas pelos cibercriminosos.
Por exemplo, exclua de suas senhas, nomes de animais de estimação, datas de nascimento ou números de telefone. Então, uma sugestão do Google é utilizar o Gerenciador de Senhas integrado ao navegador Chrome, ao Android e à conta do Google, pois elas podem criar palavras-chave complexas e guardá-las em segurança.
Mais dicas de segurança digital:
Use senhas diferentes – Criar senhas diferentes para cada serviço, ou seja, não repetir códigos em sites, contas bancárias, senhas de cartão ou endereços de e-mail.
Utilize diversidade de caracteres – Sempre criar palavras-chave fortes, com mais de 8 caracteres, que explorem todas as possibilidades possíveis, como por exemplo, símbolos, letras maiúsculas, minúsculas e números.
Não salve senhas no navegador e nem compartilhe nas redes sociais – essas são práticas facilmente evitáveis para aumentar a segurança digital. Além disso, não mande suas senhas por e-mail, apps de mensagem ou telefone. Mas, caso precise passar uma credencial a alguém, o melhor caminho é utilizar a função de compartilhar em cofres de senhas. Assim, é enviado um link seguro e temporário.
Evite acessar contas em dispositivos de terceiros ou redes públicas – seja computador, celular ou outros gadgets. A explicação é bem simples: você não sabe até que ponto o aparelho está em relação à segurança digital, o que torna um risco digitar seu login ou código em algo que não seja próprio. Já no caso de redes públicas ou desconhecidas, elas podem ser invadidas por hackers. Então, prefira utilizar uma VPN para ter certeza de que os dados vão estar seguros.
Ative a autenticação em duas etapas – ou dois fatores – que cria uma camada adicional de segurança para dificultar o acesso de terceiros. Segundo o Google, 99,9% dos ataques virtuais poderiam ter sido evitados se essa função estivesse habilitada.
O Google, por exemplo, passou a ativar essa opção automaticamente em 2021. Pelo menos 150 milhões de usuários tiveram que habilitar a verificação em duas etapas, assim como mais de 2 milhões de criadores de conteúdo no Youtube.
Portanto, ao utilizar esse método é recomendado usar um app autenticador, como já foi sugerido anteriormente. Dessa forma, fica ainda mais seguro do que pedir para enviar um código por e-mail ou SMS.
E você conhece mais dicas, além dessas, para aumentar a segurança digital de suas contas? Deixe nos comentários.
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)