Especialista explica como proteger certificados digitais? Entenda
Segurança Digital

Especialista explica como proteger certificados digitais? Entenda

Confira as dicas do especialista Leonardo Toco, CTO da startup Whom.

2 Minutos de Leitura

Você já ouviu falar em certificados digitais? Este termo se refere há algumas ferramentas úteis não só para a contabilidade, mas também para pessoas físicas. Ele, nada mais é do que um recurso que legitima negociações comerciais de qualquer natureza pela internet.

Dessa forma, esses certificados digitais acabam sendo valiosos, podendo ser alvos de hackers e outros criminosos. Portanto, é importante saber como proteger esses certificados. Pensando nisso, o time do Programadores Brasil entrou em contato com o especialista Leonardo Toco, CTO da startup Whom.

O especialista em transformação digital pelo MIT, Massachussetts Institute of Technology respondeu questões sobre como proteger esses certificados digitais. Confira!

Segurança Digital
Segurança Digital é um tema importante nos dias atuais (Foto: Divulgação)

Principais erros no tratamento de certificados digitais?

De acordo com Toco, os dois principais erros quando o assunto é certificados digitais são não proteger a senha e compartilhar o certificado digital com outros, sem monitoramento. Isso porque, deixar a senha privada do certificado anotada em um lugar de fácil acesso, poderá causar danos irreparáveis.

Além disso, emprestar os certificados para outras pessoas sem nenhum controle sobre esta ação, também é um erro grave.

“Quando você empresta para uma pessoa fazer uma atividade, ela tem livre acesso a tudo com a sua identificação, sem que você saiba quais os movimentos o seu documento percorreu. É importante entender que o certificado digital é como se fosse uma chave digital que abre muitas portas importantes”, explica o especialista.

Importância da Compliance digital e a LGPD

Compliance (termo inglês para conformidade), nada mais é do que uma prática de tendência mundial, que garante a tomada de decisão responsiva e representativa em todos os níveis, adequando organizações às leis e regulamentos das suas respectivas atividades.

Portante, Toco explica que sua importância é global, sendo uma das pautas listadas pelas Nações Unidas como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

“O objetivo é ajudar na atuação do compliance, respeitando a LGPD à medida que contemos vazamento de dados, usos indevidos de dados sensíveis e identificamos falhas, avaliamos os riscos aos quais a empresa está submetida, de acordo com o uso do certificado digital”, afirma o especialista.

Minimizando cibercrimes

Quando se pensa em um ataque cibernético, muitos imaginam que se trata da ação de um hacker de algum lugar distante. No entanto, é cada vez mais comum, o próprio colaborador de uma empresa ou um terceiro que presta serviços, causar esse dano.

Pensando nisso, de acordo com Toco, para diminuir a probabilidade de ataques cibernéticos, é necessário realizar o treinamento de equipes, assim como o estudo dos danos causados. Por isso, as empresas e escritórios precisam adotar medidas de segurança e ficar atento aos detalhes.

“Ter uma área ou profissional que tenha esta preocupação é um dos primeiros passos. Estudamos para criar uma forma de ajudar com essa dor, cuidar de um trabalho que está na rotina dos usuários, mas que abre caminhos que podem ser um grande problema de forma acidental ou não”, finaliza o especialista.

Gostou da matéria? Compartilhe e comente para mais conteúdos.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias