Como conseguir o primeiro emprego na área de TI? Confira as dicas
Vagas TI

Como conseguir o primeiro emprego na área de TI? Confira as dicas

Confira dicas de como entrar no mercado de trabalho com o pé direito

2 Minutos de Leitura

Para muitas pessoas, a parte mais difícil na construção de uma carreira profissional é sair da teoria e ir para a prática, isso é, arranjar seu primeiro emprego. Principalmente quando se trata do mercado de Tecnologia da Informação (TI).

Isso porque, muitas pessoas encontram dificuldades de conseguir uma oportunidade, uma vez que o mercado de trabalho costuma dar preferência a pessoas com experiência.

Pensando nessas dificuldades do primeiro emprego, o time do Programadores Brasil entrou em contato com a especialista Karla Thami, co-fundadora e responsável pela área de Recrutamento e Seleção da K2 Solutions, que deu dicas sobre como entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Confira!

Entenda a diferença entre um engenheiro e um cientista de Dados
Especialista orienta sobre como profissionais de TI podem conseguir o primeiro emprego (Foto: Divulgação)

Como conseguir o primeiro emprego na área de TI?

De acordo com Thami, um dos primeiros passos para conquistar o seu primeiro emprego é se candidatar em vagas certas, como estágio e trainee; e que tenha ligação com sua linha de atuação ou que seja seu objetivo para os próximos anos.

“Sempre digo que preparar o currículo para cada vaga é uma excelente forma para ser visto. Iniciar sua conta no LinkedIn com suas qualificações, informações de cursos, projetos pessoais, links de suas participações e etc. Dessa forma, procure no próprio LinkedIn vagas nas empresas que você admira e se identifica”, indicou Karla.

“Portanto, acho importantíssimo definir a tecnologia que tem preferência e se aprofundar nela”, comentou a recrutadora.

Erros e acertos

Segundo Karla, o maior erro de um candidato é se colocar em vagas que não se alinham em seu perfil, falta de atenção na leitura da descrição da vaga e currículos confusos ou não preparados para a vaga em questão.

A especialista alertou que o profissional será visto como alguém que está se candidatando para vagas que não fazem jus ao seu conhecimento.

Dessa forma, para se sair bem, é necessário focar em saber sobre a empresa no qual fará a entrevista. Além disso, é importante entender o Job description e as atividades que irá exercer.

“O foco, concentração e transparência é bem relevante em dinâmicas de grupo para não esquecer que o tempo todo está sendo avaliado. Por fim, ser você mesmo é a maneira mais simples e fácil”, comentou a especialista.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias