Chuva de meteoros
Ciência

Chuva de meteoros ‘Tau Herculids’ será visível no Brasil no dia 31 de maio. Saiba mais

O pico está previsto para acontecer por volta das 2h da manhã

2 Minutos de Leitura

Na madrugada do dia 31 de maio a chuva de meteoros “Tau Herculids” poderá ser vista em algumas partes do céu do Brasil. O pico está previsto para acontecer por volta das 2h da manhã.

De acordo com o Observatório Nacional, essa chuva é resultado de uma fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). Por conta disso, no período do fim de maio e início de junho, o planeta Terra passará pelo rastro dos detritos que o cometa deixou para trás em suas últimas passagens.

Ainda segundo o departamento, a expectativa é que a Tau Herculids seja uma chuva atípica, mas com boa intensidade. No entanto, a Organização Internacional de Meteoros disse ser um problema tentar prever as taxas de meteoros por hora nesta chuva. Principalmente porque a Terra nunca interagiu com essa trilha de detritos antes.

De acordo com as previsões mais otimistas, pode haver de 140 a 1.400 meteoros por hora. Mas, isso não é garantido.

“Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros”, disse o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do Observatório Nacional (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI).

Chuva de meteoros
Fenômeno ficará mais visível na madrugada do dia 31 de maio (Foto: Divulgação)

Chuva de meteoros será mais visível no Norte e Nordeste

Segundo o astrônomo, a recomendação é que os habitantes do hemisfério Sul mais próximos ao equador, como nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, fiquem atentos à direção Noroeste a partir das 1h55 da manhã (horário de Brasília). Segundo os cálculos de diferentes especialistas, a previsão é de chuva intensa entre 1h55 e 2h10 da manhã. E a lua não afetará a visibilidade.

“A Lua estará na fase Nova, portanto, não atrapalhará a visibilidade desses meteoros que serão, em sua maioria, menos brilhantes que o usual por conta de sua baixa velocidade de entrada em nossa atmosfera”, destacou De Cicco.

Habitantes do Centro, Sul e Sudeste do Brasil não estão numa posição favorável para observar a chuva de meteoros. Essa estará mais visível no Norte e Nordeste.

“As latitudes próximas a cidade de Manaus e logo acima dela serão as que terão melhor posição para testemunhar esse possível espetáculo, raro e inspirador! Também, recomendamos, que procurem um lugar bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes, em um local seguro, para curtir este fenômeno astronômico.”


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias