A Apple apresentou seus novos recursos de acessibilidade, na última terça-feira (17), que estarão disponíveis em seu software ainda em 2022, segundo a própria marca. Entre as novidades apresentadas estão a “Detecção de porta”, “Espelhamento do Apple Watch”, “Legendas Instantâneas”, e várias outras ferramentas voltadas para portadores de deficiência visual, auditiva, física e motora.
“A Apple incorpora acessibilidade a todos os aspectos do que faz e se comprometeu a projetar os melhores serviços e produtos para todos”, disse Sarah Herrlinger, senior director of Accessibility Policy and Initiatives da Apple. “Estamos animados para apresentar esses novos recursos, que unem inovação e criatividade dos times da Apple inteira para trazer aos usuários mais formas de usar os produtos de acordo com sua vida e necessidades.”
No entanto, sem fazer menções sobre iOS 16, watchOS 9 ou qualquer outra atualização de seus softwares, é provável que a Apple lance esses recursos de acessibilidade na próxima versão do sistema operacional do iPhone e do Apple Watch. Além disso, a Maçã afirmou que as ferramentas foram desenvolvidas com base em seus avanços no aprendizado de máquina.

Conheça alguns dos novos recursos de acessibilidade da Apple
A Detecção de Porta (Door Detection) permitirá que usuários com deficiência visual possam utilizar as câmeras e o sensor liDAR do iPhone ou iPad para fazer a descrição das características de uma porta em sua frente. Ou seja, o software vai informar ao usuário se aquela porta estiver fechada ou aberta, e ajudá-lo a abri-la, se necessário, assim como dizer se há placas com avisos ao seu redor.
Além disso, o recurso de navegação será acrescentado à Lupa do iOS e iPadOS, junto das demais funções para detectar pessoas e descrever imagens com as quais poderá funcionar de modo simultâneo. O Apple Mapas também vai entregar feedback háptico para usuários do VoiceOver, o que facilitará a identificação de pontos de partida.
Para esclarecer, o VoiceOver receberá suporte a 20 novos idiomas, ou seja, o recurso de leitura de tela ficará disponível com vozes otimizadas para as respectivas línguas, além de acrescentar um revisor de texto que vai indicar erros de ortografia em um material.
O Apple Watch contará com um espelhamento de sua tela (Apple Watch Mirroring) através do AirPlay ao ser emparelhado com um iPhone. Portanto, essa função vai beneficiar usuários que tiverem deficiência física, por conta da compatibilidade com o “Controle por Voz” e “Controle Assistivo” ao Watch. Este, por sua vez, também poderá ser controlado por gestos para atender ligações, pausar músicas e outras atividades.
Apple também apresentará recursos para pessoas com deficiência auditiva
Já os usuários com deficiência auditiva poderão utilizar o iPhone, o iPad ou o Mac para ativar as “Legendas Instantâneas” (Live Captions). O recurso de acessibilidade é bem semelhante à transcrição de voz integrada ao Youtube, e mais recentemente, ao Windows. No entanto, no novo ecossistema da Apple, a funcionalidade será capaz de converter voz em texto tanto em ligações telefônicas quanto ao assistir vídeos.

Mas, em breve, as versões automáticas ficarão disponíveis na versão beta para iOS, iPadOS e macOS. À princípio, o único idioma que será suportado é o inglês, e só será compatível com iPhone 11 e posteriores, assim como iPad com A12 Bionic e posteriores, e todos os modelos de Mac com Apple Silicon.
Outro recurso de acessibilidade apresentado pela Apple é o Reconhecimento de Som, especialmente para usuários com deficiência auditiva. Ele servirá, por exemplo, para alertar quando a campainha de sua residência tocar.

Em suma, a Apple ainda não divulgou quando as novas funcionalidades serão lançadas. Mas, estima-se que os recursos de acessibilidade sejam disponibilizados junto com as versões de testes do novo iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e macOS13, que devem ser apresentados no World Developers Conference 2022, que está marcado para os dias 6 a 10 de junho. Para saber mais detalhes sobre os novos recursos de acessibilidade da Apple, clique aqui e confira.
E você, o que achou das novidades apresentadas pela Apple? Deixe sua opinião nos comentários.
Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular
Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.