Linguagens de programação

Confira a lista com 10 livros sobre programação que todo profissional de TI deveria ler

Selecionamos 10 livros sobre programação que podem fazer toda a diferença na sua carreira

3 Minutos de Leitura

Ler é fundamental para quem busca se aprofundar em conhecimento, e se atualizar no mundo da tecnologia. Por isso, selecionamos 10 livros sobre programação que podem fazer toda a diferença na sua carreira. Seja você iniciante no mercado ou que já possui experiência, a seleção abaixo é útil para todos que querem mais informações e melhorar suas habilidades em programação.

Confira 10 livros sobre linguagem de programação:

1. Use a cabeça! Padrões de Projetos

O livro é de autoria de Eric e Elizabeth Freeman. Ele apresenta os principais padrões para o desenvolvimento de softwares e demais estruturas de programação. Foca em maior agilidade dos processos e na eficiência para a solução de problemas. Alguns temas encontrados no livro: Quais são os padrões mais importantes; qual o momento apropriado para utilizá-los; qual a melhor forma de aplicação nos projetos; quais são os princípios de design da programação.

2. O Programador Pragmático: de aprendiz a mestre

O livro de Andrew Hunt e David Thomas dá vários conselhos de programação. Além disso, ele aponta caminhos certos para profissionais que estão iniciando na carreira e ajuda veteranos a fortalecerem seus conhecimentos.

A obra também reúne artigos sobre melhores práticas, maiores armadilhas do processo de desenvolvimento de software. A ideia é otimizar a construção e execução de um projeto para que ele resulte em produtos de alta qualidade e rentabilidade.

3 – Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software

A obra de Robert Martin mostra algumas das principais práticas para se escrever códigos limpos. Ele proporciona uma melhor organização e desenvolvimento dos seus projetos. Além de dar detalhes de estudos complexos, o livro fala da importância da nomeação adequada das estruturas dos códigos e como isso pode influenciar no programa.

4. Algoritmos: Teoria e Prática

A obra escrita por Thomas H. Cormen é um guia para quem já atua na área de tecnologia. O conteúdo esclarece de maneira profunda os detalhes sobre a temática. A linguagem é acessível, didática e abrangente. Além disso, o livro também possui uma bateria de exercícios para testar seus conhecimentos no tema.

5 – Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes

O livro, de Nilo Ney Coutinho Menezes, é orientado aos iniciantes em programação. Entre os conteúdos abordados, tem conhecimentos básicos em expressões, variáveis, repetições, decisões, listas, dicionários conjuntos, funções, arquivos, classes, objetos e banco de dados.

6 – Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal, C, C++ e Java

O livro, escrito por Ana Fernanda G. Ascencio e Edilene Aparecida V. de Campos, é uma referência para a área de tecnologia. Ele possui uma ótima estrutura lógica, revisa as classes JAVA e trata de vetores e matrizes dinâmicas, bem como aborda o padrão ANSI para as resoluções em C/C++. Além disso, a obra contém exemplos, analogias e exercícios para fixação do conteúdo para facilitar o aprendizado.

7 – Algoritmos e lógica da programação

Nesta obra de Marco A. Furlan, Marcelo M. Gomes, Marcio V. Soares e Ricardo Concilio, os autores procuram tornar prática a lógica de programação com uma linguagem simples e didática além de mostrar aos estudantes um caminho mais adequado na construção dos algoritmos. Ainda para facilitar o aprendizado, a obra traz problemas para serem resolvidos com passo a passo e também apresentação dos conceitos envolvidos.

8 – Python fluente: programação clara, concisa e eficaz

Este livro, de Luciano Ramalho, é um guia prático em que você aprenderá a escrever um código Python eficiente e idiomático aproveitando seus melhores recursos, sendo alguns deles pouco conhecidos. A obra é ideal para quem quer aprender a programar em Python, mas que já seja experiente no assunto. Além disso, ele possui linguagem e bibliotecas de Python para otimizar o seu código e torná-lo mais legível.

9 – Programação de sistemas embarcados

Escrito por Rodrigo Almeida, com este livro você saberá como desenvolver programas em linguagem C+ para sistemas embarcados, que são dispositivos de aplicações residenciais, a controladores de processos críticos, como aviação ou equipamentos médicos. Ele é voltado para iniciantes ou para quem deseja se aprofundar no assunto. Além disso, esta é uma obra que se destaca por ser um dos poucos livros sobre programação que tratam do tema em português e didaticamente.

10 – Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores

Elaborado por Jayr F. de Oliveira e José Augusto N. G. Manzano, este livro didático aborda os diferentes aspectos do algoritmo como origem, fundamentação, breve análise da programação estruturada em comparação com a programação orientada a objetos, etc. Além disso, a obra é indicada para quem quer programar com foco na norma ISO 5807:1985.

E aí, gostou das dicas? Qual ou quais destes livros mais te interessou? Deixe nos comentários.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias