NASA desenvolve mochila high tech para evitar que astronautas se percam na Lua
Ciência

NASA desenvolve mochila high tech para evitar que astronautas se percam na Lua

A mochila high tech faz um mapa topográfico preciso da paisagem, incluindo barrancos, montanhas e cavernas

2 Minutos de Leitura

De acordo com a NASA, uma nova viagem lunar já está programada para meados de 2025. Portanto, pensando nisso, a companhia já está realizando os preparativos para que a viagem seja mais um sucesso. Dessa forma, o órgão anunciou o desenvolvimento de uma mochila high tech que ajudará os astronautas a criarem um mapa 3D do terreno lunar, para fazer uma leitura do local e facilitar para que eles não se percam.

Chamado de KNaCK (Kinematic Navigation and Cartography Knapsack), ou mochila cinemática de navegação, o acessório tem um sistema de navegação em tempo real, disparando lasers para medir distância e objetos próximos, além de características da superfície.

Com o dispositivo, os astronautas terão uma espécie de mapa 3D da Lua em alta resolução. “Como seres humanos, costumamos nos orientar baseados em marcos. Isso não existe na Lua”, disse Michael Zanetti, cientista planetário da Nasa, em comunicado no site da agência espacial. “Então, a KNaCK vai ajudar os exploradores a caminharem pela superfície lunar para determinar seus movimentos, direções, orientações e distância de sua base de operação. Eles podem, inclusive, marcar locais em específico onde eles acharem minerais únicos ou formações rochosas, de modo que outros possam estudá-los posteriormente”, completou.

NASA desenvolve mochila high tech para evitar que astronautas se percam na Lua
Foto: Divulgação NASA

NASA e sua mochila high tech

De acordo com Zanetti, a mochila faz um mapa topográfico preciso da paisagem, incluindo barrancos, montanhas e cavernas. Como alguns iPhones, a mochila contará com sensores lidar. Eles emitem pulsos de laser para auxiliar na obtenção de informações do local em volta do usuário — carros com direção semiautônoma costumam também ter com este tipo de sensor.

Ter detalhes de distância num local como a Lua é fundamental. Como os astronautas terão estoques limitados de oxigênio, saber o tempo de trajeto é fundamental para o sucesso das missões.

Portanto, em um segundo momento, a agência pretende incluir os mesmos sensores da mochila em rovers (jipes). Como GPS (sistema de posicionamento global) não funciona em nosso satélite natural, a localização dos apps e aparelhos que usamos dependem de satélites que ficam na órbita da Terra, este equipamento pode funcionar quase como um “Waze lunar”.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias