Como eu Comecei na Programação. Dicas de amigo para você... Nem tudo é conhecimento técnico.
Resenha de Programador

Como eu Comecei na Programação. Dicas de amigo para você… Nem tudo é conhecimento técnico.

Nem tudo é conhecimento técnico... você vai ver o porquê.

4 Minutos de Leitura

Oii, Diogo Pé por aqui. Recebi há pouco em meu LinkedIn uma mensagem de um colega perguntando qual dica eu daria para Iniciante na Programação. Tive a ideia então de respondê-lo com uma resenha aqui no PB (Programadores Brasil).

A gente fala muito de coisa técnica aqui no site. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre alguns “fatores extracampo” para você iniciante na Programação. Alguns pontos que fizeram muita diferença nestes meus 10 anos de carreira até então (ano de 2022). Boa leitura!

Por sinal, depois das primeiras resenhas, muitos estão perguntando qual é o meu LinkedIn. Vou deixar aqui o link do meu perfil lá no LinkedIn. Pode chamar por lá qualquer coisa. Beleza?

Conselhos para Iniciante na Programação – Nem tudo é conhecimento técnico

Primeiro de tudo… nem tudo é conhecimento técnico. Óbvio que você precisa saber programar. Óbvio que você precisa ter habilidade no que você está fazendo. Porém, a rotina de trabalho é mais do que desenvolver código o dia inteiro. Lembre-se, pezinho(a)… você não trabalha sozinho.

Você trabalha com pessoas. Você trabalha em equipe. Todos nós temos nossas manias, nossas “caduquices”. E, quando você entra em uma empresa, você passa a ver que as vezes temos que nos adaptar, “engolir uns sapos” mesmo, sabe?!

Como eu, Diogo Pé, comecei na programação.

Diogo Pé - Criador do Programadores Brasil
Diogo Pé – Criador do Programadores Brasil e do Galinha Programadora

Voltando aqui para a nossa resenha… Vou te contar um pouquinho sobre como foi a minha primeira experiência profissional. A gente está sempre aprendendo, mas muito do que eu aprendi na primeira experiência foi crucial para eu me tornar o profissional que sou hoje.

Bem, comecei a trabalhar aos 16 anos de idade, em uma empresa chamada Personare (https://personare.com.br/). Este post não é patrocinado, mas eu realmente quis compartilhar inclusive o link da empresa apenas por gratidão. Tá aí a primeira dica que eu dou para você que é iniciante na programação. Seja grato àqueles que te ajudam a evoluir como profissional.

Observe aqui que eu digo quem de fato te ajudar a evoluir. Saiba diferenciar aprendizado de “escravidão” (muitas aspas, por favor). Quando comecei no Personare, eu tinha apenas 16 anos e experiência zero no ambiente de trabalho. Era um garoto um pouco confuso e que, no calor do emprego novo, muitas vezes não lembrava nem o que era pedido nas reuniões.

Faça network e conheça pessoas

Esta dica é valiosa hein… Com o tempo, jovem pezinho(a), você verá que o mundo de TI em geral é muuuito menor quanto parece. As pessoas se conhecem em diversas empresas diferentes. “Fazer network”, já ouviu falar nesta expressão?! Se você tiver um VR (vale-refeição), não deixe para gastar no final de semana com seus amigos. Almoce com seus colegas de trabalho.

De verdade… pode parecer muito bobeira, mas um almoço com seu colega de trabalho vai te ajudar a conhecê-lo(a) mais. Naqueles 30 minutinhos ali você poderá conversar com ele sobre coisas fora do trabalho, falar sobre a sua vida, saber da dele…

Lembre de uma coisa, você passará 6 ou 8 horas do seu dia com aquela pessoa. Vocês precisarão se entender. Vocês precisarão, minimamente, se conhecer. Vocês não precisam ser melhores amigos, mas uma boa relação é sempre bem vinda.

E outra… quando menos a gente espera, surge uma vaga por aí com salário mais alto, com mais oportunidades profissionais… Vai que aquele seu amigo te indica?! Pescou, pezinho(a)?! 😏

Pezinho(a), não tem coisa pior do que você trabalhar em uma equipe onde a sua relação com as pessoas é meramente profissional. O time não flui. As demandas não fluem. Nada flui. Os seus dias de trabalho serão uma m#$%.

Anote tudo que você puder (crucial para você Iniciante na Programação)

Terceira dica para você iniciante na programação, anote tudo o que você puder. No início da nossa carreira tudo é novo e, geralmente, não estamos acostumados com a demanda do dia a dia de uma empresa. É normal você ficar perdido(a) no início. Isso aconteceu muito comigo.

Eu lembro até hoje da minha gerente de produto me passando aquela tonelada de informações para desenvolvimento de nova funcionalidade no sistema. Por sinal, foi ela quem me deu essa dica, depois de eu esquecer algumas vezes o que foi pedido (hehe). Eu passei então a ficar sempre com o bloco de notas aberto quando ela vinha até a minha mesa.

Entenda… você nunca irá se lembrar de tudo que foi falado. Até porque muita coisa que é falado acaba ficando “no mundo das ideias” e de fato não será desenvolvido. Depois disso, foi batata, nunca mais aconteceu de eu esquecer o que havia sido pedido.

Saiba interpretar o que é pedido

De nada adianta anotar tudo se você não entender de fato o que foi pedido. Isso foi outra coisa que aprendi à duras penas. Meu jovem pezinho (ou pezinha), na nossa área de programação e Desenvolvimento de Sistemas em geral você verá que um dos nossos maiores desafios é entender o que o usuário(a) de fato quer. A gente realmente precisa ter um dom para pegar as ideias nas minúcias das frases. Muitas vezes o usuário nem sabe direito o que ele quer.

O que fazer nessas horas?! Simples como programar com os pés… Pergunte! Não se canse de perguntar. Tire todas as dúvidas que você tiver. Repasse o seu entendimento e valide que foi isso realmente que você entendeu. Vai na minha, pezinho(a)… Não tem coisa pior do que você entender uma coisa, gastar algumas horas do seu dia desenvolvendo algo, para chegar ao final do dia e… pqp, não era isso que foi pedido! 🤦🏾‍♂️

Lembra o que falei ali em cima sobre vocês conhecer os(as) seus colegas de time?! Então, será muito mais fácil para você se comunicar e não dar mole com os pedidos do trabalho. Acredite, aprendi muito com isso.

Cara… escrevi muito por hoje!

Meus pés estão doendo aqui de tanto digitar. Nos vemos na próxima resenha. Beleza?!

Fuiii 🦶🏾


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Criador do Programadores Brasil e do Galinha Programadora. Bacharel em Ciência da Computação pelo CEFET/RJ e desenvolvedor de sistemas há 10 anos no mercado. Sou deficiente físico (não tenho os dois braços) e apaixonado por programação. A vida me ensinou a nunca desistir.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias