Facebook desativa perfis que espalhavam notícias falsas sobre Amazônia. Saiba mais
CuriosidadesFacebook / Meta

Facebook desativa perfis que espalhavam notícias falsas sobre Amazônia. Saiba mais

A rede que foi bloqueada tinha ligações com dois indivíduos ligados ao exército brasileiro

1 Minutos de Leitura

Recentemente a Meta anunciou que conseguiu derrubar uma rede de perfis falsos que coordenavam a disseminação de desinformação sobre a Amazônia, entre outros temas.

De acordo com a companhia que é controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, o relatório de ameaças publicado pela empresa nesta quinta-feira (7) aponta que a rede tinha ligações com dois indivíduos ligados ao exército brasileiro, que estavam servindo ativamente no exército em dezembro de 2021, de acordo com registros do governo brasileiro de pagamentos de funcionários federais. Os nomes não foram divulgados.

Facebook desativa perfis que espalhavam notícias falsas sobre Amazônia. Saiba mais

Exército e as notícias falsas Amazônia

Em nota, o Exército se pronunciou sobre o caso. A instituição afirmou ter tomado conhecimento do conteúdo do documento por meio de publicações na imprensa e que “não fomenta a desinformação por meio das mídias sociais”.

“A instituição possui contas oficiais nessas mídias e obedece às políticas de uso das empresas responsáveis por essas plataformas. Assim, o Exército já entrou em contato com a empresa Meta para viabilizar, dentro dos parâmetros legais vigentes, acesso aos dados que fundamentam o relatório. Dessa forma, vamos averiguar a suposta participação de militares nas atividades descritas”, diz a nota.

Em suma, ainda em relatório, a Meta afirma que o envolvimento de dois militares nessa página de notícias falsas, não significa que o Exército brasileiro seja controlador da página ou tenha uma maior atuação no caso. No documento, a Meta afirma que removeu 14 contas e 9 páginas do Facebook. Além disso, removeu 39 contas do Instagram, por violarem sua política contra “comportamento inautêntico coordenado”.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias