Homem tralhando em computador com diversos códigos na tela
Mercado de TI

Segundo Observatório da ACATE, setor de Tecnologia gerou 122 mil vagas em 2021. Confira

São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina lideram o ranking de estados com o maior número de contratações

2 Minutos de Leitura

Em 2021, 122 mil novas vagas de emprego no setor de Tecnologia foram criadas no Brasil. Os dados são do Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho.

De acordo com o levantamento, São Paulo lidera o ranking de contratações, com 54,4 mil novas vagas. Minas Gerais e Santa Catarina ocupam o 2º e 3º lugar, com 12,3 mil e 10,3 mil vagas, respectivamente.

Mas, o Pará e o Maranhão registraram saldo negativo de contratações na área de TI. Assim, os números ficaram em -485 (Pará) e -555 (Maranhão).

O resultado atingido no ano passado representa um crescimento em relação a 2020, que totalizou 31,4 mil novas vagas no setor de Tecnologia. As áreas que mais geraram oportunidades em 2021 foram: serviços de TI, prestação de serviços de TI, fabricação de equipamentos e produtos e telecomunicações.

“A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital em todos os setores da economia, além de proporcionar a adoção massiva do home office e a explosão de serviços online, demandando cada vez mais soluções de Tecnologia da Informação. E são os profissionais dessa área que constroem, melhoram e dão suporte ao uso dos softwares. Portanto, a expectativa é que a demanda por esses talentos siga em crescimento exponencial nos próximos anos”, disse Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE.

Empresas apostam em novas vagas no setor de Tecnologia para alavancar seus negócios digitais

A multinacional italiana Zucchetti, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para empresas de todos os portes, foi uma das empresas que investiu em contratações para o setor no último ano. Por exemplo, só em 2021 foram 100 vagas abertas. Para 2022, a estimativa é que sejam realizadas cerca de 50 novas contratações.

“Buscamos profissionais comprometidos e que compartilhem os nossos valores culturais, baseados em união e espírito de equipe, busca pela inovação, compromisso com alinhamento e entrega de resultados”, destacou Ana Paula Zancanaro Socha, Diretora de Gestão de Talentos na Zucchetti.

Fintech Asaas quase triplicou seu número de colaboradores em 2021 (Foto: Divulgação)

Outro exemplo é a Asaas, fintech de Joinville que oferece serviços de conta digital para empresas por meio de uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações. A startup quase triplicou seu número de colaboradores. No início de 2021 eram 184 profissionais e no fim do ano chegou a 488.

Para este ano, a expectativa é abrir novas vagas, principalmente, na área de Tecnologia. O foco são as equipes de Engenharia e de Produto.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias