Google
Política

Rússia anuncia bloqueio ao Google News e acusa plataforma de divulgar Fake News. Saiba mais

Google Play também não estaria funcionando em território russo

1 Minutos de Leitura

O órgão regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, anunciou o bloqueio do Google News no país. Isso porque no entendimento do governo Russo, o serviço de notícias estaria divulgando informações falsas sobre o que chamam de ação militar.

“Algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Google News na Rússia e que isso não se deve a nenhum problema técnico de nossa parte”, confirmou o Google por meio de um comunicado.

De acordo com a Globalcheck, o Google Play também não está mais disponível no território russo.

O país decretou a medida após o Google afirmar que não ajudaria sites, aplicativos e canais do YouTube a vender anúncios em conteúdos de apoio à guerra na Ucrânia. Antes disso, a empresa já havia afirmado que não venderia mais anúncios online na Rússia.

Além de bloqueio ao Google News, Rússia restringiu uso de outras plataformas

Essa é apenas mais uma das sanções russas contra a liberdade de expressão em assuntos relacionados à guerra. No início do mês, por exemplo, o líder do Kremlin, Vladimir Putin, assinou uma lei que prevê até 15 anos de prisão para quem espalhar notícias falsas sobre a guerra.

Inclusive, por lá, a orientação é de que o conflito não se trata de uma guerra, mas de uma ação militar especial.

Além disso, as redes sociais da Meta (Facebook e Instagram), foram banidas do país. A medida não atingiu o WhatsApp, ao menos por enquanto. A Meta ainda é alvo de uma investigação criminal no país.

O Twitter também foi alvo de restrições. O órgão regulador de comunicações da Rússia diz que o país está sofrendo discriminação, por conta das restrições impostas aos conteúdos relacionados com o conflito na Ucrânia.

Isso incluindo meios de comunicação estatais como Russia Today e Sputnik, que sofreram restrições após pedidos de funcionários da União Europeia.

Com informações do Tecmundo


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias