Finanças

Receita Federal disponibiliza consulta ao lote residual de restituição do IRPF deste mês nesta quinta, 24

Mais de 6 milhões de pessoas já enviaram suas declarações à Receita Federal

2 Minutos de Leitura

Nesta quinta-feira, 24, será aberto o prazo para consulta ao lote residual de restituição do IRPF referente ao mês de março de 2022. A consulta inicia às 10h.

Para saber se sua restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, basta acessar o campo “Consultar a Restituição“.

Na página o contribuinte encontrará orientações e canais de prestação de serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da declaração. Caso identifique alguma pendência, é possível corrigi-la no portal e-CAC.

Pagamento da restituição do IRPF será feito em conta informada pelo contribuinte

O pagamento da restituição ficará disponível diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Se a conta informada estiver desativada ou ocorrer algum problema no depósito do valor, o resgate estará disponível por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB. Outra opção é ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Banco do Brasil
Caso valor não possa ser depositado em conta, contribuintes deverão fazer o resgate no Banco do Brasil (Foto: Reprodução)

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, o requerimento de resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e ir no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda. Depois disso é só clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Mais de 6 milhões de pessoas já enviaram a declaração deste ano

De acordo com a Receita Federal, até as 11 horas do último dia 23, 6.791.683 declarações do Imposto de Renda 2022, cujo ano base é 2021. O prazo, que teve início no dia 7 de março, encerrará em 29 de abril.

A estimativa é que 34.100.000 declarações sejam entregues até o prazo final. Este ano, a Receita Federal apresentou algumas novidades, como a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias