Segurança DigitalWhatsapp

Nova extensão do WhatsApp avisa ao usuário se sua conta foi hackeada na versão web. Entenda

A vantagem da extensão Code Verify é que ela automatiza esta verificação para os usuários de modo quase imperceptível

2 Minutos de Leitura

A Meta (antigo Facebook), lançou uma nova extensão chamada Code Verify, para aumentar a segurança do WhatsApp quando ele for utilizado via Browser. A ferramenta é capaz de identificar se o conteúdo da versão web do app foi ou não hackeado. Portanto, o objetivo é tornar mais difícil para o invasor que quiser comprometer os dados ou a privacidade das mensagens dos usuários.

(Image: Divulgação/ Shutterstock)

Por enquanto, a extensão Code Verify está na fase beta de sua versão para navegadores. O WhatsApp Web permite que o mensageiro seja aberto simultaneamente em dispositivos variados. E por isso, a Meta vem observando ao longo do tempo que esta possibilidade acabou aumentando significativamente o número de usuários acessando a plataforma pelo navegador.

Mas, o processo de verificação do Code Verify não é nenhuma novidade. Ela funciona da seguinte forma: A extensão compara um hash do código em execução no navegador que acessa o WhatsApp web com um hash mantido pela Cloudflare de terceiros que sejam confiáveis. No entanto, a vantagem deste recurso é que ele automatiza esta verificação para os usuários de modo quase imperceptível.

(Imagem: Divulgação/Meta)

Então, ao efetuar o processo, a extensão exibe um sistema de semáforo que avisa se existe algum problema. Se estiver verde, segue o jogo! Mas, quando a luz amarela é exibida, o recomendado é que o usuário atualize a página. Se ficar vermelho significa que há algum problema. Neste caso, a página de ajuda do WhatsApp informa que a extensão poderá ajudar os usuários a resolvê-lo.

(Imagem: Divulgação/Meta)

Para esclarecer, a Meta afirmou que a extensão não tem permissão para ler ou acessar as mensagens e também que nenhum desses dados é enviado para a Cloudflare. Além disso, a empresa também lançou o código-fonte do Code Verify no GitHub para que outros sites que desejarem façam uso dos seus recursos de segurança.

Portanto, aos interessados, o Code Verify está disponível para o Chrome, do Google, e para o Edge, da Microsoft. Mas, usuários do Firefox e Safari ainda precisam esperar mais um pouco pela chegada da extensão.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias