Linguagens de programação

LUA: linguagem de programação brasileira, criada pela PUC-Rio, está presente no Photoshop, Roblox e em jogos, como Angry Birds. Conheça

A LUA é uma linguagem de programação rápida e leve, projetada para estender aplicações.

2 Minutos de Leitura

Uma linguagem de programação muito utilizada no mundo dos games, a LUA foi projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, em 1993, por Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, membros do Computer Graphics Technology Group na PUC-Rio, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no Brasil. Ela surgiu da necessidade de integrar duas outras linguagens, a SOL (SImples Object Language) e DEL (Data-Entry Language). O projeto foi financiado pela Petrobras.

Essa união se tornou um linguagem mais prática e de fácil aprendizado que passou a ser usada em diversos e variados ramos da programação, que vão de jogos eletrônicos, como Grim Fandango e Angry Birds, por exemplo, a plataformas de edição como Adobe Photoshop Lightroon, e até Roblox. Além disso, a LUA tem sido amplamente utilizada no controle de robôs, em gigantes como Microsoft, Verizon, Disney e Intel.

(Imagem: Google)

Aqui no Brasil, a LUA é utilizada também pela Petrobras no controle de programas de visualização, processos de módulos de plataforma e scripting de interfaces gráficas. Além disso, ela tem como um de suas principais características o design modular e minimalista da linguagem. Essa qualidade foi o que a tornou muito eficiente, e por isso adotada pelos engenheiros gráficos de jogos e mobile phones.

“A participação da Petrobras no design da linguagem foi pequeno, mas o mérito foi ter enxergado valor e investido na criação da linguagem, para resolver um problema nosso que na realidade não demandava necessariamente essa criação. Mas essa posição da Petrobras de incentivo à pesquisa, inovação e desenvolvimento da inteligência nacional foi fundamental para ideia não ter morrido no nascedouro”, ressalta o analista de sistemas do CENPES Ismael Humberto Ferreira.

A LUA é uma linguagem de programação rápida e leve, projetada para estender aplicações. Para entender mais sobre sua estrutura e conhecer algumas vantagens, confira a lista a seguir:

Estrutura da LUA

É uma combinação de sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível.

Código da LUA. (Imagem: Google)

Além disso, a linguagem LUA apresenta algumas vantagens interessantes:

  • – É robusta

LUA é usada em muitas aplicações industriais (Ex: Photoshop Lightroom),sistemas embutidos (Ex: Ginga para TV digital)e jogos (Ex:AngryBirds). 

  • – É rápida

Seu desempenho é excelente, não só em programas específicos para benchmarks, mas no dia-a-dia também. Porções substanciais de aplicações grandes são escritas em LUA.

  • – É portátil

Distribuída em um pequeno pacote, compila sem modificações em todas as plataformas que têm um compilador C padrão. LUA roda em todos os tipos de Unix e Windows, e também em dispositivos móveis, em microprocessadores embutidos e até mainframes IBM.

  • – É pequena

LUA é uma engine rápida e pequena que você pode facilmente embutir na sua aplicação. Tem uma API simples e bem documentada que permite uma integração forte com código escrito em outras linguagens

  • – É simples

Embora não seja uma linguagem puramente orientada a objetos, ela fornece meta-mecanismos para a implementação de classes e herança, trazendo uma economia de conceitos e mantendo a linguagem pequena, ao mesmo tempo permitindo que a semântica seja estendida de maneiras não convencionais.

  • – É livre

LUA é software livre de código aberto, e pode ser usada para quaisquer propósitos, incluindo propósitos comerciais, sem qualquer custo ou burocracia. Basta fazer o download.

Para saber mais informações sobre LUA, acesse o site http://www.lua.org/portugues.html.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias