Qual linguagem de programação aprender primeiro?
Linguagens de programação

De acordo com as últimas pesquisas, quais são as linguagens de programação mais utilizadas atualmente? Confira

Estima-se que hoje em dia existam cerca de 1,3 mil linguagens de programação.

2 Minutos de Leitura

Você sabe quais são as linguagens de programação mais utilizadas atualmente? De acordo com recentes pesquisas, estas são as que mais se destacam no mercado hoje em dia:

  • JavaScript
  • Python
  • Java
  • C#
  • C/C++

As linguagens de programação permitem criar programas, por meio de símbolos, palavras-chave, dados e algoritmos. Segundo informações da Universia.net, há cerca de 1,3 mil linguagens de programação existentes hoje em dia.

Linguagens de programação
Linguagens de Programação mais utilizadas atualmente podem ser aplicadas em diferentes projetos (Foto: Divulgação)

Veja as diferenças entre as linguagens de programação mais utilizadas atualmente

JavaScript

A JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas em áreas. Por exemplo: Desenvolvimento Web, criação de jogos e aplicativos para dispositivos móveis.

A linguagem é moderna e apesar de não ser uma das linguagens mais fáceis de aprender, é uma das mais importantes. Isso porque essa tecnologia, geralmente, é executada no navegador e com uma interface bastante responsiva para rodar os códigos.

Python

Já a Python é uma linguagem de programação open source de fácil aprendizado. Além disso, é muito versátil e pode ser aplicada em projetos de Data Science, Machine Learning, Big Data, entre outras.

Criada em 1991 como uma linguagem open source, o maior diferencial da Python é a sua facilidade no aprendizado. Assim, com pouco tempo de estudo é possível reconhecer a sintaxe dessa linguagem e suas principais funções da tecnologia.

Java

A Java, criada em 1995 na Sun Microsystems, é hoje a linguagem de programação mais popular no ambiente corporativo. Essa linguagem tem foco na orientação a objetos. Além disso, é robusta e versátil.

Assim, as aplicações escritas em Java podem rodar em qualquer plataforma. Basta que o sistema tenha alguma implementação da Máquina Virtual Java (JVM) instalada.

C#

Desenvolvida pela Microsoft, como parte da plataforma .NET., essa linguagem de programação tem sintaxe baseada no C++. Além disso, é possível observar a influência de outras linguagens, como a Object Pascal e Java.

C/C++

As linguagens C e C++ são diferentes. No entanto, compartilham muitas características em comum. Por isso, aprender cada uma pode oferecer uma boa base para profissionais da área, que costumam aprendê-las logo nos primeiros anos da faculdade.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias