As certificações em TI são cada vez mais valorizadas no mercado. Emitidas por empresas com credibilidade no setor, elas visam a comprovar as habilidades do profissional em determinadas áreas de conhecimento em Tecnologia.
Conforme explicou Nadia Guimarães, diretora executiva e coordenadora geral acadêmica do Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista (IDESP), as certificações reúnem testes teóricos e/ou práticos, com o objetivo reconhecer e validar as habilidades que o profissional possui para atuação em determinada área. Elas podem ir do nível básico até o mais avançado.
“Por esse motivo, obter uma certificação requer grande investimento de tempo e dinheiro, além de ser uma forma de desenvolvimento da carreira e ter destaque no mercado de trabalho”, enfatizou Nadia.
Ainda de acordo com a especialista, para muitas empresas de TI, as certificações são mais importantes que uma graduação, por exemplo. Isso porque as certificações tem como objetivo deixar o profissional preparado para desempenhar papéis específicos em determinadas áreas.
“Acredito que por mais completa e atualizada que sejam as grades curriculares das faculdades, é quase impossível se manter em dia com as práticas do mercado de trabalho, já que as estratégias estão em constante atualizações dentro das organizações. Portanto, uma certificação é uma excelente forma de atestar o conhecimento do profissional.”

Profissionais têm a possibilidade de se tornar especialistas em suas áreas
Dessa forma, as certificações em TI ajudam os profissionais a se tornarem especialistas em determinado assunto, pois ajuda no aprendizado de novas tendências e habilidades dentro de uma determinada área.
Algumas exigem renovação periódica, para que o profissional mantenha suas credenciais atualizadas em relação às melhorias em tecnologias, plataformas e ferramentas.
“Vale ressaltar ainda que a certificação profissional por si só não garante um bom cargo e nem um salário elevado. Vantagens como essas são consequências de todo um planejamento ao decorrer da carreira. O ideal é tirar uma certificação básica para ingressar no mercado de trabalho para depois avançar nos níveis, se tornar especialista e alcançar as melhores colocações dentro da empresa”, recomendou Nadia.
Conheça 8 certificações requisitadas no mercado atualmente
Certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Esta é uma certificação mais gerencial, que se concentra nas habilidades de planejamento e suporte de um departamento de TI. O foco é que o profissional tenha os conhecimentos necessários para crescimento e desenvolvimento de negócios.
Certificação CISSP (Certifield Systems Security Professional)
Esta é uma das principais certificações em Segurança da Informação. Com ela, o profissional pode comprovar suas habilidades em ataques cibernéticos, além de monitoramento de redes.
Oracle Certified Professional
O programa de certificações da Oracle contém diferentes trilhas, envolvendo temas como infraestrutura em nuvem, cadeia de suprimentos, Java, entre outros.
Certificação DELL EMC
A Dell Technologies é outra gigante do ramo de tecnologia que oferece certificações para profissionais com diferentes especialidades. Entre elas: Cloud, Data Protection, Data Science, Security, entre outras.
VMware VCP-Cloud
Com essa certificação os profissionais podem configurar e administrar ambientes na nuvem. A certificação tem se destacado pela baixa quantidade de profissionais certificados nessa especialidade.
CCIE
Voltada para engenheiros de rede, essa é uma das certificações mais relevantes do mercado. No entanto, menos de 1% dos profissionais de rede são certificados pela CCIE.
AWS Certified Solutions Architect – Associate
Direcionada a arquitetos de solução. Mas, para faze-la é preciso ter, pelo menos, um ano de experiência com a AWS ou em arquitetura de sistemas.
Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT)
Essa é a certificação ideal para quem quer atuar na área de governança em TI. A certificação exige alguns requisitos, como completar o exame com sucesso; cumprir com o Código de Ética Profissional da ISACA; cumprir com a Política de Educação Contínua da CGEIT; e ter cinco anos ou mais de experiência em gestão de TI, com vínculo a uma ou mais empresas.
Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas
Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)