Nova Carteira de Identidade
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Entenda como funciona a carteira de identidade digital com número único criada pelo Governo Federal

Carteira de Identidade digital pode ser consultada por meio da conta Gov.br

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Na última semana o Governo Federal divulgou a criação da carteira de identidade digital, com número único, válida em todo o país. Assim, o número usado para registro nacional será o do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O objetivo dessa iniciativa é simplificar a vida do cidadão e aumentar a segurança. Vale destacar que além da versão digital, o documento também será emitido em papel.

No modelo utilizado até então, cada pessoa tem uma carteira de identidade com um número em um estado. Mas, se ela precisar solicitar o documento em outra unidade federativa, este terá um novo número.

“Dessa forma, um mesmo cidadão pode ter 27 números diferentes de carteira de identidade. A mudança acaba com essa possibilidade e coíbe fraudes”, destacou o Governo Federal.

Carteira de identidade digital terá validação eletrônica

A emissão da carteira de identidade digital é gratuita e mais segura. Isso porque o cidadão tem a possibilidade de fazer a validação eletrônica de autenticidade por QR Code, inclusive off-line.

Além disso, a população terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br.

“Outra alteração é que, quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via”, explicou o Governo Federal.

Além disso, quem não tiver o CPF na hora de solicitar a nova carteira de identidade será inscrito no cadastro imediatamente pelo órgão de identificação local.

Infográfico Carteira de Identidade
Fonte: Governo Federal

Documento terá validade de acordo com a idade do cidadão

A emissão das Carteiras de Identidade permanecerá sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado.

De acordo com o Governo Federal não é necessário se apressar para trocar o documento. A carteira de identidade que conhecemos até então permanecerá vigente por até 10 anos, para a população com idade até 60 anos. Já para a população 60+ o prazo de validade do RG segue indeterminado.

A carteira de identidade digital terá prazo de validade de acordo com a idade do cidadão no momento da emissão do documento. Assim, a validade será de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade, de 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos e a validade indeterminada a partir dos 60 anos.

A nova carteira de identidade nacional também servirá como documento de viagem, por conta da inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes.


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