Política

Em meio a conflito com a Rússia, Ucrânia é atingida por ataque cibernético. Entenda

Ataque identificado na última quarta-feira já estaria rodando a cerca de dois meses

1 Minutos de Leitura

Em meio às tensões com a Rússia, centenas de computadores da Ucrânia foram atingidos por um ataque cibernético. Embora ainda não haja comprovações sobre a origem do ataque, especula-se que o governo russo esteja por trás da ação. Entenda!

A empresa de segurança cibernética, ESET, confirmou na última quarta-feira, 23, a descoberta de um software destrutivo que atingiu centenas de computadores na Ucrânia.

De acordo com a empresa, o ataque estava em andamento, provavelmente, nos últimos dois meses.

Outra companhia que investiga a ação é a Symantec. A companhia disse à Agência Reuters que o vírus se espalha amplamente. “Vemos atividades na Ucrânia e Letônia”, disse Vikram Thakur, funcionário da Symantec.

Ainda não se sabe de onde veio o ataque, mas a culpa tem recaído sobre a Rússia, acusada de lançar hacks de embaralhamento de dados contra a Ucrânia e outros países. A Rússia, em contrapartida, nega as acusações.

Ataque Hacker
Recentemente, sites governamentais e bancos da Ucrânia teria sofrido outros ataques (Foto: Divulgação)

Além de ataque cibernético registrado nessa quarta, sites governamentais da Ucrânia teriam sido vítimas de invasão DDoS

Também na última quarta-feira, os sites do Governo da Ucrânia, do Ministério das Relações Exteriores e serviço de segurança do estado estavam inativos. De acordo com o governo, as instabilidades eram fruto do início de outro ataque de navegação de serviço (DDoS)

“Por volta das 16h, outro ataque DDoS em massa ao nosso estado começou. Temos dados relevantes de vários bancos”, disse Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital, acrescentando que o site do parlamento também sofreu o ataque.

No entanto, o ministro não informou quais bancos exatamente foram alvos da ação.

Além disso, esta semana, autoridades ucranianas já haviam identificados sinais de que hackers estavam se preparando para lançar grandes ataques a agências governamentais, bancos e setor de defesa. Todas as tentativas têm sido atribuídas à Rússia, que nega qualquer envolvimento.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias