Embarque facial biométrico
Curiosidades

Primeiro embarque facial biométrico 100% digital do Brasil acontecerá entre as ponte aérea RJ/SP. Entenda

Iniciativa é fruto de uma parceria entre as Infraero e a Serpro

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O Brasil terá o primeiro embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. E o trecho escolhido para estrear essa novidade foi a ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

A informação foi divulgada na última semana pela Infraero. De acordo com a empresa pública, a iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Infraero e a Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal.

Ambas empresas trabalharão em conjunto para operação e aprimoramento da tecnologia, de forma coordenada nos dois terminais aéreos.

A iniciativa faz parte do programa Embarque + Seguro 100% Digital, criado e coordenado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra). Assim, com a novidade, tripulantes e passageiros não precisarão apresentar documentos de identificação no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves.

“O uso em definitivo da biometria em nossos aeroportos é algo realmente inovador, uma grande evolução em tema estratégico para o setor aéreo. Garante mais segurança aos usuários, agiliza os procedimentos de embarque e de acesso às aeronaves, reduz custos das empresas, que terão menos equipes nessas operações e tempo menor com aeronaves em solo”, disse o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Embarque biométrico
Iniciativa faz parte do programa Embarque + Seguro 100% Digital (Foto: Infraero)

Embarque facial biométrico 100% digital visa a agilizar e trazer mais segurança para passageiros e tripulantes

O intuito é tornar o processo de embarque mais eficiente, ágil e seguro. De outubro de 2020 a janeiro deste ano foram realizados testes com mais de 6,2 mil passageiros. De acordo com a Infraero, os testes foram realizados em sete aeroportos do país.

Além disso, pilotos, comissários e quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont. A análise iniciou em novembro de 2021 e seguiu até janeiro deste ano.

A ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) é a área de maior movimento do Brasil. Além disso, é a quinta maior do mundo em fluxo de voos.

“O Brasil será vitrine para o mundo com o embarque biométrico. Estamos empolgados com o uso dessa tecnologia na ponte aérea mais importante do país e não temos dúvidas de que outros aeroportos também adotarão”, destacou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

A cooperação entre a Infraero e Serpro terá vigência de 18 meses. Dessa forma, durante esse período, a Infraero, que administra Congonhas e Santos Dumont, deve adquirir os equipamentos necessários para instalação e funcionamento do sistema de reconhecimento biométrico desenvolvido pela Serpro.

Ficará sob a responsabilidade da Serpro prover a solução de validação de identidades por meio de seu sistema. Além disso servidores de ambas instituições vão acompanhar, gerenciar e administrar toda a execução do plano de trabalho.

Tecnologia funcionará de duas maneiras distintas

A tecnologia funcionará de diferentes formas para os passageiros e profissionais da aviação. Por exemplo, no caso dos passageiros, o processo inicia no momento do check-in.

O atendente da companhia aérea usará o aplicativo desenvolvido pela Serpro para validação biométrica do cidadão. O funcionário vai comparar os dados pessoais do cliente com a foto tirada na hora com as bases governamentais.

Após a validação, o passageiro estará liberado para acessar a sala de embarque e a aeronave. Além disso, no trajeto, ele passará por pontos de controle biométricos. Esses pontos identificam o passageiro, por meio de câmeras, sem que este precise apresentar um documento de identificação ou cartão de embarque.

Já para os tripulantes, a leitura biométrica ocorrerá no momento do controle de acesso à Área Restrita de Segurança (ARS). O equipamento validará os dados da CHT Digital (iniciativa da Anac), confirmando se o indivíduo é tripulante da aviação civil e a validade de seu documento.

Mas, caso a verificação aponte algum problema, uma nova verificação será feita uma verificação manual. Mas, o procedimento de controle de acesso, por meio de biometria facial, não exime o tripulante de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.


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